Baseada em sua recente análise da indústria de Telefonia IP hosteada/na nuvem, a Frost & Sullivan reconhece a Alcatel Lucent Enterprise (ALUE) com o Prêmio de Liderança do Mercado Brasileiro em 2014 pela sua excelência em obter a maior participação de mercado dentro desta indústria. A ALUE foi o primeiro provedor de aplicações no Brasil a lançar serviços de telefonia IP hosteada, multi-tenant e aplicações de comunicação unificada integradas. O sucesso desta solução elevou a posição da empresa para o topo da liderança em 2013, com 85 por centro de participação do mercado.
Enquanto empresas concorrentes focaram em soluções on-premises e serviços gerenciados, a ALUE estabeleceu uma importante parceria com a Global Village Telecom (GVT), um dos provedores de serviços de telecomunicações (SPs) mais inovadores do Brasil. A solução hosteada da ALUE, o Vox NG, entrega funcionalidades de private branch exchange (PBX) e permite que os clientes integrem todos os seus ramais de comunicações em uma única plataforma integrada, assim como usar suas extensões IP (independente da localização) através de dispositivos móveis.
A solução da ALUE é baseada na sua plataforma OmniPCX Enterprise, que oferece serviços completos de conversação IP para qualquer dispositivo inteligente que suporte os principais sistemas operacionais (Android, iOS, Windows). A experiência da conversação inclui serviços avançados de telefonia TDM e IP, Softphone SIP, , mensageria unificada, áudio conferência e contact center. Ela pode ser implementada e hosteada em qualquer infraestrutura de data center, e os serviços podem ser acessados em qualquer dispositivo inteligente através da nuvem pública ou privada.
“Quando a GVT primeiro introduziu a solução hosteada da ALUE no mercado brasileiro em 2009, muitas empresas não possuíam a infraestrutura de rede local necessária para adotar soluções puramente IP,” disse o Analista de Indústria da Frost & Sullivan Sebastian Menutti. “O Vox NG permitiu,de forma estratégica, que os clientes rodassem a solução em um ambiente híbrido, demonstrando uma flexibilidade que permitiu à empresa ganhar novos negócios, atingir uma posição sólida no mercado, e alavancar maior penetração no mercado.”
SPs que implementam sua própria solução de telefonia IP hosteada baseada na plataforma da ALUE podem oferecer um produto de alto valor, evitar competição baseada no preço, e desfrutar de um churn reduzido e receitas recorrentes de clientes enterprise. Além disso, a plataforma da ALUE é completamente baseada em software, e é hardware agnostic.
Como a plataforma da ALUE é aberta a aplicações de terceiros, os SPs podem integrar esta plataforma com sistemas de suporte operacional (OSS) e sisetmas de suporte de negócios (BSS), assim como desenvolver portais customizados. Adicionalmente, a ALUE aposta em um ambiente colaborativo por não apresentar os serviços hosteados diretamente aos usuários finais e garantindo que os SPs não enfrentem uma competição por parte do fornecedor de aplicações.
“Quando um SP adota a plataforma da ALUE, ele tem completa autonomia para criar a sua própria estratégia de go-to-market e oferta comercial,” observou Menutti. “Além disso, a ALUE foca em apoiar o SP somente em tarefas que requerem um conhecimento profundo ou expertise técnico sobre arquiteturas e soluções de UCC, como cursos de treinamento para as equipes de marketing e de atendimento ao cliente dos SPs.
Os clientes podem confiar na ALUE, sabendo que a empresa irá atender a questões de suporte técnico de alta complexidade, o que é um importante fator de compra para consumidores buscando serviço ininterrupto e uma experiência de alta qualidade. O excelente serviço ao consumidor da ALUE e suas soluções de alta qualidade fazem desta empresa digna merecedora do Prêmio de Liderança do Mercado Brasileiro em 2014.
Os prêmios de Melhores Práticas da Frost & Sullivan reconhecem empresas em uma variedade de mercados regionais e globais por demonstrarem conquistas excepcionais e performance superior em áreas como liderança, inovação tecnológica, serviço ao consumidor e desenvolvimento de produtos estratégicos. Analistas de indústria comparam particpantes de mercado e medem a performance através de entrevistas, análises e extensa pesquisa secundária para identificar melhores práticas na indústria.