20.7 C
São Paulo
26 de julho de 2025

Fórum Saúde Digital 2025

A edição deste ano do Fórum Saúde Digital será nos dias 25 e 26 de junho, online e gratuito, para debater as tendências de inovação e de futuro da Saúde no Brasil, incluindo o impacto crescente das healthtechs, o avanço da Inteligência Artificial no setor, a hiperconectividade, entre outras realizações e expectativas para a melhoria do serviço no País.

O evento, organizado por TI Inside, também vai abordar como as novas tecnologias podem otimizar a gestão e o atendimento aos pacientes, tornando o sistema mais eficiente, acessível e seguro. Veja a programação:

Dia 25 de junho, quarta-feira

9hoo – 10h00 | Painel 1 – Saúde Digital 4.0: Como a hiperconectividade está redefinindo o setor?

Saúde Digital 4.0 está transformando profundamente o setor de saúde, tornando-o mais conectado, eficiente e personalizado. No entanto, os desafios relacionados à segurança, acessibilidade e adaptação tecnológica ainda precisam ser superados para que todos se beneficiem dessa transformação. Impulsionada pela hiperconectividade e pelo uso de tecnologias avançadas, como IA, big data, IoT, telemedicina e wearables, ela está transformando a maneira como os serviços de saúde são prestados, com foco na personalização, eficiência e acesso em tempo real às informações. Palestrantes: Nancy Abe, CIO dr. consulta; Michele Mello, gerente de relações governamentais da Roche Farma Brasil; Anaterra Oliveira, CTO da Dasa; e Teresa Sacchetta, Diretora de Saúde na InterSystems.

10h05 – 11h00 | Painel 2 – O avanço das Healthtechs no Brasil: Quais os desafios e oportunidades?

As healthtechs no Brasil têm um enorme potencial de crescimento e impacto, mas para prosperar, elas precisam superar desafios relacionados à regulação, captação de recursos financeiros, modelos de negócios inovadores e adoção de novas tecnologias. As oportunidades são vastas, principalmente no sentido de tornar a saúde mais acessível, personalizada e eficiente, além de melhorar a gestão e os cuidados com uma população em envelhecimento. Palestrantes: Fernando Paiva, membro do Conselho de administração da PLENUM Bioengenharia; Dr. Francisco Junior, CTO e cofundador da Lean Saúde; Dr. Paulo Sng Man Yoo, Diretor do Ecossistema e Inovação dr Consulta; Ana Carolina Cândido, Gerente de Inovação na Hapvida NotreDame Intermédica; e Rodrigo Romero, VP de Growth da Bionexo

11h05 – 12h30 | Painel 3 – Cibersegurança na Saúde: Como proteger dados sensíveis em um ambiente digital cada vez mais ameaçado?

A proteção dos dados sensíveis na saúde exige uma abordagem multifacetada, com a implementação de tecnologias avançadas, práticas rigorosas de segurança, e treinamento adequado para todos os envolvidos, como criptografia, controle de acesso, backup regular e recuperação de desastres, detecção de ameaças, firewall e segmentação de rede e políticas de privacidade rigorosas. Palestrantes: Walter Calza Neto, Compliance da Dentalpar; Daniel Moreira, Head de SI da Drogaria Araujo; Ademir Henri, Gestor de governança de TI, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Ubirajara Maia, VP de Tecnologia e Produto da Bionexo.

12h30 – 13h00 | Palestra especial: computação quântica e saúde

A computação quântica tem potencial para transformar profundamente a área da saúde, especialmente em frentes como descoberta de medicamentos, simulação molecular e medicina personalizada. Palestrante: Suzana Araújo, CEO da Techtalksa.

Dia 26 de junho – quinta-feira

9h00 – 10h00 | Painel 4 – O crescimento da Genômica e Medicina Personalizada: oportunidades e desafios
Embora as oportunidades oferecidas pela genômica e medicina personalizada sejam imensas, os desafios associados a custos, ética, acessibilidade e complexidade científica precisam ser superados para garantir que esses avanços beneficiem a sociedade como um todo. Com a evolução das políticas públicas, educação e investimentos em pesquisa, é possível que o futuro da medicina personalizada seja mais inclusivo e acessível para todos. Palestrantes: Ricardo Di Lazzaro, cofundador da Genera e responsável pela vertical de genômica pessoal de Dasa Genômica; Dr. Rafael Jácomo, diretor técnico do Grupo Sabin; e Gustavo Guida, médico geneticista do laboratório Sérgio Franco, da Dasa.

10h05 – 11h00 | Painel 5 – Hospital do futuro: Como tecnologia, gestão e modelo de negócios vão definir a saúde?

O hospital do futuro será mais inteligente, integrado e centrado no paciente. Tecnologias avançadas, novas formas de gestão e modelos de negócios inovadores serão fundamentais para melhorar a eficiência, reduzir custos e proporcionar cuidados personalizados e preventivos. O objetivo é, não apenas tratar doenças, mas também promover saúde e bem-estar de maneira mais eficaz e acessível.

A abordagem integrada será o coração da gestão hospitalar do futuro. Isso significa que diferentes níveis de cuidado, como atenção primária, secundária e terciária, serão conectados por meio de uma plataforma digital única, permitindo que médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde compartilhem informações de forma ágil e segura. Palestrantes: Dr. Marcon Censoni de Ávila Lima, Chefe do Depto. de Medicina Hospitalar no AC Camargo Câncer Center, especialista em transformação digital na saúde pela Harvard Medical School;  Emanuel Salvador Toscano, Superintendente de Operações AACD; Daniel Greca, Diretor de Inovação e Saúde Populacional do Sírio-Libanês
Teresa Sacchetta, Diretora de Saúde na InterSystems.

11h05 – 12h30 | Painel 6 – O impacto da IA na transformação de saúde

A IA está revolucionando o diagnóstico e o tratamento de doenças, permitindo análises preditivas e personalizadas. Ferramentas de IA e algoritmos de machine learning ajudam a identificar padrões em grandes volumes de dados clínicos, permitindo diagnósticos mais rápidos e precisos. Além disso, a IA generativa está sendo utilizada para automatizar tarefas administrativas e clínicas, como a leitura de contratos e o preenchimento de prontuários eletrônicos.

O setor da saúde passa por uma transformação significativa impulsionada pela IA, que promete revolucionar a forma como os cuidados são prestados e os resultados dos pacientes são melhorados. IA na saúde ainda está em desenvolvimento, mas o seu potencial é enorme. inteligência artificial deve movimentar até US$ 34 bilhões até 2025 somente no setor. Palestrantes: Rafael Teixeira, CEO da Clínica da Cidade; Dr. Ronaldo Gismondi, Diretor Médico da Afya; Douglas Penha, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Digitais da Roche Diagnóstica; e Maurício Honorato, CEO do Doutor-AI.

As inscrições gratuitas podem ser feira a partir da página do evento AQUI.