27.1 C
São Paulo
5 de fevereiro de 2025

FEBRABAN oferece dicas contra os golpes em aplicativos de mensagens

<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”>As tentativas de fraudes registradas através destes tipos de aplicativos são basicamente duas:</p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”><strong>Pedidos de transações</strong> – Fingir ser alguém do relacionamento pessoal ou profissional e, sob alegação de alguma dificuldade em acessar o aplicativo do banco, o golpista pede para que a vítima realize transferências ou pagamentos, através de Pix, TED ou DOC. Normalmente, utilizam um número de telefone novo e colocam a foto do usuário do WhatsApp através de imagens disponíveis na internet</p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”><strong>Phishing</strong> — através de técnicas de engenharia social, enganam o indivíduo para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões</p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”>“Sempre desconfie quando receber um pedido de dinheiro de parentes ou de pessoas conhecidas no aplicativo de mensagem. Antes de fazer qualquer coisa, confirme o pedido através de uma ligação para o número de telefone que você tem em sua agenda de telefones, nunca para o número que está lhe contatando”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN.</p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”>“Também desconfie da história de que alguém está com dificuldade para acessar o aplicativo do banco e que precisa de ajuda para fazer um pagamento urgente, ou ainda da história da perda do celular”, acrescenta.</p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”><strong>Golpe de engenharia social</strong></p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”>O criminoso escolhe uma vítima, pega sua foto em redes sociais. Com um novo número de celular, manda mensagem para amigos e familiares da vítima, alegando que teve de trocar de número devido a algum problema, como, por exemplo, um assalto ou perda de celular. A partir daí, pede uma transferência de dinheiro, dizendo estar em alguma situação de emergência.</p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”>Nesta fraude, o bandido nem precisa clonar o aplicativo de mensagem da pessoa, e usa a estratégia de pegar dados pessoais da vítima e de seus contatos. A FEBRABAN alerta que é preciso ter muito cuidado com a exposição de dados em redes sociais, como, por exemplo, em sorteios e promoções que pedem o número de telefone do usuário.</p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”>Ao receber uma mensagem de algum contato com um número novo, é preciso certificar-se que a pessoa realmente mudou seu número de telefone. O cliente sempre deve suspeitar quando recebe uma mensagem de algum contato que solicita dinheiro de forma urgente. Não faça qualquer tipo de transferência até falar com a pessoa que está solicitando o dinheiro.</p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”><strong>Golpe da clonagem</strong></p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”>Os criminosos enviam uma mensagem pelo aplicativo fingindo ser de empresas em que a vítima tem cadastro. Eles solicitam o código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro.</p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”>Com o código, os bandidos conseguem replicar a conta do aplicativo em outro celular. A partir daí, os criminosos enviam mensagens para os contatos da pessoa, fazendo-se passar por ela, pedindo dinheiro emprestado por transferência via Pix.</p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”>No caso do WhatsApp, uma medida simples para evitar que o aplicativo seja clonado é habilitar a opção “Verificação em duas etapas” Configurações/Ajustes &gt; Conta &gt; Verificação em duas etapas. Desta forma, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo app. Essa senha não deve ser enviada para outras pessoas ou digitadas em links recebidos.</p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”><strong>Conheça outras 15 dicas de segurança</strong></p>
<p style=”color: #333333; font-family: Tahoma, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 12.16px;”>1. Tome muito cuidado com informações que são publicadas em redes sociais. Nunca deixe exposto seu número de celular;<br />2. Não compartilhe seu código de autenticação do WhatsApp;<br />3. Evite compartilhar dados pessoais em mensagens;<br />4. Não compartilhe com ninguém que faça contato, em nome do banco, suas senhas de acesso (cartão, transações eletrônicas – Pix, TED etc);<br />5. Não acesse links suspeitos ou promoções muito tentadoras enviadas por mensagem;<br />6. Mantenha sempre seu dispositivo com as últimas atualizações de segurança e solução antivírus. Sempre use sistemas operacionais e programas legítimos e baixe aplicativos;<br />de lojas oficiais;<br />7. Lembre-se que o banco não solicita senhas de acesso através de telefone, SMS, WhatsApp, Facebook ou qualquer outro aplicativo de mídia social;<br />8. Não clique em links recebidos de desconhecidos via e-mail, WhatsApp, redes sociais ou por mensagens de SMS. Códigos de segurança enviados por SMS não devem ser informados a ninguém. Nenhum funcionário irá solicitar esse dado;<br />9. Não acesse serviços do banco a partir de dispositivos de outras pessoas;<br />10. Ative a confirmação em duas etapas do aplicativo;<br />11. Evite baixar ou instalar arquivos que receber por mensagem;<br />12. Use a biometria facial ou digital para desbloqueio da tela inicial do celular (são mais fortes do que as opções de desbloqueio por desenho ou PIN);<br />13. Ative o bloqueio temporário de tela com senha;<br />14. No celular, computador e tablets nunca use a opção “salvar senha” em dispositivos, navegadores, sites e aplicativos;<br />15. Mantenha firewall ativado e evite utilizar wi-fi público.</p>