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Fundado em 1951, o Grupo Eucatex S/A fabrica pisos laminados, divisórias, perfis, portas, telhas, painéis MDP, chapas de fibras de madeira e tintas e vernizes. Com 2.061 funcionários, exporta para 37 países e possui três modernas fábricas em Botucatu e Salto, cidades localizadas no interior do Estado de São Paulo. Recentemente, a companhia concluiu processo de reestruturação de sua estrutura de capital para um novo ciclo de crescimento.<br />
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A empresa conta com uma equipe de TI enxuta para atender mais de 450 usuários de aplicações e hardware em suas unidades, sendo 130 usuários em São Paulo, 200 em Salto e 120 em Botucatu. Ao todo, a equipe é formada por oito colaboradores: 1 gerente, 4 analistas de negócios e 3 analistas de suporte. <br />
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A saída do coordenador de suporte em meados do ano passado fez com que a Eucatex optasse pela terceirização dos serviços de suporte e selecionou a Dedalus, uma das principais empresas nacionais especializadas em outsourcing em tecnologia da informação.<br />
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A contratação dos serviços de outsourcing em suporte continuado envolveu um planejamento para o atendimento aos usuários internos a partir da central de serviços da Dedalus, que opera em jornada 7×24, é baseada no atendimento ao SLA – Acordo de Nível de Serviço e as metas estabelecidas pela Eucatex.<br />
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“A decisão também envolveu a busca pela melhoria e otimização das atividades da área e achamos melhor contratar uma empresa de outsourcing com ampla visão das nossas demandas. Assim, optamos pela Dedalus”, conta Ailton da Costa Silva, gerente de informática do Grupo Eucatex. “Desta forma conseguimos suprir todas as nossas necessidades em TI, com expertise de profissionais qualificados, com excelente know-how, mantendo nossa equipe enxuta, descartando a necessidade de contratação de outros profissionais com especialidades específicas”, explica.<br />
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Costa Silva conta que, desde que a Dedalus iniciou o seu trabalho, em junho de 2009 por um período experimental de três meses e, a partir de setembro de 2009, de forma definitiva, a empresa obteve maior velocidade na solução dos problemas. “O trabalho é pontual e quando identificamos um problema reportamos a ocorrência à Dedalus que, imediatamente, aciona um especialista para o nosso atendimento”.<br />
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De acordo com o gerente de informática da Eucatex, as mudanças, por enquanto, são apenas corretivas, mas o Grupo Eucatex já estuda a possibilidade de virtualização dos seus servidores, o que trará mais redução de custos, mas que, certamente demandará apoio ao suporte das aplicações neste novo ambiente.<br />
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De acordo com Maurício Fernandes, presidente da Dedalus, o outsourcing em suporte continuado constitui uma excelente alternativa para o Grupo Eucatex, “pois este tipo de serviço é uma forma inteligente de compartilhar recursos da infraestrutura de TI. Em muitos casos, alocar um profissional full time para esta atividade, mesmo que para problemas pontuais, que aparecem esporadicamente, pode gerar um gasto desnecessário, ou fora de controle. Não é raro identificar nas empresas profissionais que acabam executando outras tarefas que não são da sua área, justamente para não ficarem ociosos. Além disso, este profissional pode se tornar desmotivado e prejudicar o desenvolvimento dos processos” comenta Fernandes. <br />
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“No caso da Eucatex, o outsourcing oferecido pela Dedalus atende às necessidades da companhia e oferece um serviço altamente qualificado em diversas tecnologias, entre sistemas operacionais, aplicações diversas e banco de dados”, complementa o executivo.<br />