Os provedores de e-mails estão cada vez mais sofisticados no processo de filtragem de mensagens, possibilitando que os assinantes recebam apenas o conteúdo desejado, o que faz com que a reputação do remetente no Sender Score seja cada vez mais vital.
De acordo com estudo da Return Path, apenas remetentes com alta reputação atingem a audiência de forma consistente. Mensagens legítimas de rementes com pontuação “apenas” boa, mas não excelente, frequentemente são bloqueadas ou entregues em caixas de spam ou lixo eletrônico, limitando o sucesso e resultado financeiro de suas campanhas, além de enfraquecer o relacionamento com consumidores em um ambiente altamente competitivo. A análise faz parte de pesquisa com base na avaliação de 138,7 bilhões de mensagens enviadas em 2013, fazendo a correlação entre taxa de entrega e a reputação dos remetentes.
O Sender Score é um proxy de avaliação da reputação dos IPs que enviam mensagens comerciais. Para medir a reputação são consideradas reclamações de spam, envio de mensagens para usuários desconhecidos, engajamento dos assinantes, whitelists e blacklists da indústria e muitos outros fatores. Dessa forma, a reputação dos remetentes é representada com pontuação entre 0 e 100.
“Os profissionais de e-mail marketing devem ter em mente que a competição para chegar à caixa de entrada não é contra os remetentes com boa reputação, mas sim contra os com excelentes reputações. Uma alta pontuação no Sender Score pode ser enganosa. Dependendo do nível de reputação, significa apenas que o remetente está acima da média, mas as marcas com reputação média não são aquelas que se conectam de forma consistente com suas audiências. Apenas as marcas com pontuações excepcionais obtém este nível de perfomance”, aponta George Bilbrey, da Return Path. “Quando se envia uma mensagem para os clientes, a reputação do remetente tem um papel fundamental para determinar a possibilidade de alcançá-los. Monitorar a reputação, comparando-a com a de remetentes de sucesso, e mantê-la no mais alto nível possível é crucial para o desempenho das campanhas de e-mail marketing”.
Pelo estudo da Return Path, remetentes que possuem Sender Score com nota entre 91 e 100 apresentam sucesso na entrega de 92% de suas mensagens. Apenas 2% das mensagens de remetentes com avaliação entre 99 e 100 foram bloqueadas ou enviadas para a pasta de spam. O restante foi entregue de forma correta. Por outro lado, remetentes com 90 pontos não conseguiram entregar na caixa de entrada mais de 20% das mensagens enviadas. Com relação aos avaliados entre 71 e 80 pontos, o desempenho cai para 58%.
Quando o assunto é o número de assinantes que marcam mensagens como spam, rementes com pontuação entre 91 a 100 apresentaram taxa de reclamação de 0,16% de suas mensagense essa porcentagem cresce quase cinco vezes (0,79%) quando a pontuação cai para a faixa entre 81 e 90. Dessa forma, os profissionais de marketing preocupados em se destacar entre as melhores reputações do Sender Score devem concentrar seus esforços em reduzir as taxas de reclamações de spam.
Mesmo entre os remetentes avaliados com as melhores pontuações, há grandes disparidades: apenas 0,03% das mensagens de remetentes marcando 99 e 100 tiveram reclamação, enquanto emails de remetentes marcando entre 95 e 98 apresentaram probabilidade de reclamação seis vezes maior (0,17%). A porcentagem de reclamação sobe para 0,33% com relação a remetentes com Sender Score entre 91 e 94.
O aumento nas reclamações de spam em geral é acompanhado por alteração no programa de email marketing, como frequência, volume ou conteúdo. Dessa forma, os profissionais de marketing têm questionado se os provedores de email tornaram mais fácil para os usuários denunciarem como spam em vez de orientá-los a optar por deixar de receber mensagens de determinada campanha. Porém, o estudo da Return Path coloca esse ponto de vista em dúvida, considerando que as reclamações de spam foram distribuídas de forma desigual, sendo que alguns remetentes apresentaram taxa próxima a 0%, enquanto outros receberam um alto índice de denúncias. A conclusão é que os assinantes concentraram suas reclamações em campanhas e remetentes específicos, prejudicando suas reputações e os resultados do programa de email marketing no processo.
Nota do Sender Score |
Taxa de entrega |
91 – 100 |
92% |
81 – 90 |
79% |
71 – 80 |
58% |
61 – 70 |
36% |
51 – 60 |
20% |
41 – 50 |
13% |
31 – 40 |
11% |
21 – 30 |
10% |
11 – 20 |
6% |
0 – 10 |
2% |
Nota no Sender Score |
Taxa de reclamação de Spam |
100 – 91 |
0,16% |
90 – 81 |
0,79% |
80 – 71 |
1,81% |
Rafael Viana, Consultor de Email Marketing da Return Path Brasil, recentemente escreveu um artigo sobre como reduzir as reclamações de spam, dando dicas para que essa métrica não comprometa a reputação dos remetentes frente aos provedores. Leia no link: http://br.returnpath.com/blog-press/nao-e-spam-eu-juro-como-fazer-para-seus-assinantes-nao-marcarem-suas-mensagens-como-spam/
O Sender Score pode ser consultado gratuitamente pelo link www.senderscore.org. Já o Relatório de Benchmark Sender Score pode ser baixado, também de forma gratuita pelo link: landingbr.returnpath.com/Relatorio-de-benchmark-sender-score