Sistema de gestão de escolas públicas municipais e estaduais garante aos secretários de Educação aumento da eficiência na gestão do ensino em sua cidade.
A Reta Sistemas, fornecedora de soluções de gestão, comemora 20 anos da primeira versão do eDucanet, sistema de gestão de escolas públicas municipais e estaduais com o lançamento da nova versão, agora 100% na computação em nuvem, com tecnologia RIA – Rich Internet Application, garantida pela plataforma de desenvolvimento Magic xpa, da Magic Software.
Com a nova versão, os secretários de Educação garantem o aumento da eficiência na gestão do ensino em sua cidade e eliminam a necessidade de investimentos adicionais em infraestrutura de TI, tais como a aquisição de novos servidores e pessoal de suporte à rede corporativa para garantir a alta disponibilidade do sistema, que é acessado via Internet.
Segundo Tarcisio Alves Vianna, diretor de Tecnologia da Reta Informática, a evolução do eDucanet vem se mantendo desde sua criação, em 1993, quando foi implantado na Secretaria de Educação da cidade de Betim, na Grande Belo Horizonte, com os módulos Escrita Escolar, Controle de Profissionais, Controle de Transporte Escolar, Controle de Merenda Escolar e Controle de Caixa Escolar. “Em 2012 adotamos a ferramenta Magic xpa (que na época se chamava eDeveloper) para desenvolver uma nova versão, mais atual, e de lá para cá a evolução foi constante, chegando agora à versão na computação em nuvem, o que dispensa a instalação do sistema na infraestrutura de TI da prefeitura, o que ajuda aos gestores públicos a reduzirem os custos e investimentos nesta área”, explica.
Rodney Repullo, CEO da Magic Software Brasil, comenta que o eDucanet sempre se destacou por oferecer uma ampla gama de recursos para a gestão das escolas públicas municipais e que com a nova versão “amplia o seu potencial por ser tornar uma aplicação rica de internet , que vai além das aplicações baseadas em navegadores Internet apenas. Agora, é possível oferecer uma interface de usuário com características que não podem ser obtidas utilizando apenas o HTML do navegador. Isto significa usabilidade amigável e de alto desempenho”, afirma o executivo.