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28 de julho de 2025

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Novo modelo de streaming paga até 50 vezes mais aos músicos

Enquanto as demais plataformas pagam centavos por visualização, ZoOme.TV surge propondo um formato mais vantajoso de monetização aos artistas

 

Com pouco mais de um mês no ar, a nova plataforma de streaming ZoOme.TV se destaca no mercado artístico graças a maior autonomia oferecida aos produtores de conteúdo. No aplicativo, os artistas podem subir diferentes formatos de conteúdo e ainda decidir quando e quanto cobrar por cada um deles, sem complicações ou dúvida de quanto vão ganhar. Eles ainda podem escolher seus anunciantes e negociar diretamente o preço praticado em cada anúncio, sem limite de monetização.

 

Um dos mais afetados pela atual crise sanitária e econômica, o segmento de atividades artísticas, criativas e de espetáculos liderou a lista dos vinte principais setores impactados pelo avanço da pandemia da Covid-19, segundo dados do Ministério da Economia, divulgados no final do ano passado. Dessa forma, em 2020, os profissionais desse ramo viram as suas receitas reduzirem de forma drástica e com poucas soluções de melhoria.

 

Por um lado, a indústria da música cresceu 7,4% no ano passado impulsionada pelo streaming, segundo o IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica). Por outro, é cada vez mais comum que as grandes plataformas de streaming sejam alvos de críticas por conta do modelo de monetização praticado. No último mês, por exemplo, artistas independentes se reuniram em frente às sedes do Spotify em diferentes países pedindo maior transparência da empresa nos seus métodos de monetização.

 

Neste cenário, a nova plataforma de streaming ZoOme.TV, lançada no último mês, surge propondo algumas soluções aos profissionais do ramo, por exemplo, um modelo mais vantajoso de monetizar os músicos de diferentes audiências e segmentos. “O nosso modelo de monetização contribui para que o artista tenha uma receita maior quando comparado aos grandes players da indústria, já que eles têm total liberdade de atuar como administradores do seu canal”, explica Ricardo Kurtz, fundador e CEO do novo aplicativo.

 

A comparação trazida pelo executivo se refere ao formato de pagamento adotado pelos grandes players, que se direcionam centavos por visualização. O Spotify, por exemplo, repassa aos artistas aproximadamente US$ 0,00348 por play – apenas dos ouvintes premium. Ou seja, para que o músico tenha um retorno financeiro razoável, serão necessárias milhões de visualizações. Já no caso dos pequenos e médios músicos, a monetização se torna praticamente impossível, visto que as produções dificilmente atingem essa audiência.

 

O ZoOme.TV, portanto, traz para esses produtores mais possibilidades e clareza em relação ao retorno financeiro do seu trabalho. O portfólio da plataforma é composto por 22 editorias que permitem a inclusão de produções de diferentes formatos, a exemplo de vídeos, podcasts, clipes, lives e até pay-peer-view. Após definir o preço de cada um desses conteúdos, os artistas conseguem acompanhar a audiência e, portanto, saber exatamente o quanto vai ganhar. “Na prática, os usuários pagam apenas pelo conteúdo que desejam consumir e esse valor é repassado diretamente ao artista”, afirma Kurtz. Para o executivo esse formato é ainda mais vantajoso para os artistas independentes, que estão mais próximos de sua audiência e, em contrapartida, não possuem contratos milionários e a participação de produtoras no lucro.

 

Além da monetização nos conteúdos, o aplicativo ainda inova o formato de veiculação de publicidade nos canais. Os produtores de conteúdo tem a autonomia de negociar diretamente com as marcas, definindo qual faz mais sentido com o seu segmento e, claro, qual será o valor de investimento dos anunciantes. “No ZoOme.TV o produtor de conteúdo ganha de 30% a 50% do faturamento de publicidade veiculada no seu canal. Este é o nosso grande diferencial, quando se fala em publicidade. O criador toma o controle de seu canal e consegue administrá-lo como um verdadeiro canal de TV”, retoma Kurtz.

 

Desde que foi ao ar, no início de março, o ZoOme.TV segue conquistando cada vez mais artistas. Durante as três primeiras semanas no ar, o aplicativo marcou um aumento diário de 15% na solicitação de novos canais. Entre os mais conhecidos, por exemplo, está o cantor sertanejo Gusttavo Lima, que foi o primeiro músico a aderir à plataforma e pretende lançar conteúdos exclusivos no seu canal nos próximos dias.

 

 

Sobre o ZoOme.TV:

O ZoOme.TV é uma plataforma de streaming que combina elementos de redes sociais, TV online e conteúdo, ao vivo e on demand. Lançado em 2020 pelo fundador e CEO Ricardo Kurtz, o aplicativo tem como objetivo proporcionar maior interação entre produtores de conteúdo, canais, marcas e seu público, com um modelo de monetização inovador, em um conceito de one stop shop para aqueles que querem criar conteúdo e faturar na internet, que contempla melhor distribuição de receita entre os principais pilares do negócio, incluindo agências, anunciantes e produtores. O acesso à plataforma pode ser realizado via mobile, disponível para download para Android e iOS, ou via versão web/desktop.