<p>
A equipe de TI da DENSO do Brasil, fabricante de climatização para veículos automotores, quando era solicitada pelo usuário final para resolver algum problema na rede corporativa sempre se deparava com um outro inconveniente: a ‘ocorrência’ já havia provocado paralisação nas atividades das equipes e aplicações e nem sempre a resposta era dada na velocidade que as equipes necessitavam para dar andamento às suas atividades do dia-a-dia.
</p>
<p>
Foi quando a equipe resolveu buscar no mercado uma solução tecnológica à altura para atender às necessidades da empresa e que pudesse garantir o monitoramento de todos os equipamentos instalados na rede corporativa e, assim, garantir que o suporte ao usuário pudesse acontecer proativamente, e não mais como acontecia antes.
</p>
<p>
A solução tecnológica encontrada foi o ManageEngine, distribuído no Brasil com exclusividade pela Inspirit e que foi projetado para capacitar os gestores de TI a realizar o gerenciamento remoto de todos os dispositivos de hardware na rede, incluindo servidores, firewall, Lotus Domino servers, active directory servers, routers, switches, impressoras, desktops, nobreaks etc. Ele oferece gráficos de utilização em tempo real de CPUs, memórias, discos, e possui suporte a SNMP, WMI, Telnet, SSH. Além de monitorar vários ambientes de rede ao mesmo tempo, a solução emite alertas em caso de falha em qualquer dispositivo, facilitando o trabalho do administrador, que terá acesso imediato a relatórios e gráficos completos sobre o status da rede.
</p>
<p>
“Antes do ManageEngine o atendimento acontecia sempre com atraso e um pouco ‘às cegas’. O pessoal de suporte não tinha uma visão muito clara e completa do que estava acontecendo e isso acabava por retardar o atendimento e resultado era um tempo maior para a resolução das ocorrências e mais eventos sem a devida prevenção”, conta Ezauri Coraiola, supervisor de TI da DENSO. “A empresa não possuía qualquer aplicação de monitoramento, o que tornava as ações do departamento de TI em atividades reativas, pois, na maioria das vezes quando um problema ocorria, o suporte era informado pelo usuário final depois do estrago feito”, conta Ezauri. “O monitoramento era manual, em cima das principais aplicações, e era uma tarefa difícil. Vários sistemas críticos precisavam ser controlados e o resultado não era satisfatório”.
</p>
<p>
Uma ocorrência que costumava a dar dor de cabeça era relacionada à comunicação do software de gestão (ERP), que possui comunicação com um sistema chamado CIGMA em AS400 via MQ. Esta comunicação envolve vários aplicativos e quando um deles parava ou aumentava o número de mensagens de erro, era uma correria para descobrir onde estava o problema. Quando um aplicativo parava, outras áreas da empresa também deixavam de trabalhar. Agora, com o OpManager, podemos monitorar este o processo e receber alertas antes do aumento da fila ou até mesmo da finalização/queda do processo”, conta Daniel Köhler, analista de suporte da DENSO do Brasil
</p>
<p>
De acordo com Köhler, outra grande vantagem do ManageEngine que pesou na escolha do produto foi o fato da ferramenta poder disponibilizar relatórios agrupados com os TOP 10. “Assim, ela nos oferece um dashboard para que possamos ter uma visão ampla da disponibilidade de todos os dispositivos na rede que estão em pleno funcionamento ou que estão apresentando algum tipo de variação que necessita ser devidamente apurada”, explica. “Com estes recursos foi possível acabar com a fase anterior, quando, na maioria das vezes, um problema nos era informado pelo usuário final, a correção de problema acontecia somente quando já era tarde demais. Com a ferramenta agora é possível acompanhar e monitorar a utilização dos ativos e receber alertas quando um ativo está com utilização sobrecarregada. Com este acompanhamento é possível ter uma intervenção antecipada e coordenada das atividades relacionadas a toda a nossa rede”, acrescenta Köhler.
</p>
<p>
A infraestrutura de TI da DENSO do Brasil abrange três unidades operacionais, em Curitiba – onde fica a matriz da empresa, São Paulo e Pindamonhangaba , totalizando 35 servidores, 1 mil desktops, além No total são aproximadamente 2000 usuários finais que demandam atendimento em tempo real.
</p>
<p>
Mais informações: <a href=”http://www.denso.com.br/”>http://www.denso.com.br</a>
</p>