<p style=”text-align: left;”>O CPqD é uma instituição independente focada na inovação com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivo contribuir para a competitividade do País e para a inclusão digital da sociedade. Desenvolve amplo programa de pesquisa e desenvolvimento, o maior da América Latina em sua área de atuação, gerando soluções em TICs que são utilizadas em diversos setores: telecomunicações, financeiro, energia elétrica, industrial, corporativo e administração pública.<br /><br />Para atender as suas necessidades de mensageria, a instituição contratou a Dedalus para a implantação de 1800 contas de Google Apps, que também permitiu à instituição maior controle sobre os documentos gerados e maior interação entre os colaboradores.</p>
<p style=”text-align: left;”>Mauricio Vianna, gerente de Tecnologia da Informação do CPqD, conta que a solução atual oferece caixas postais 125 vezes maiores do que as disponíveis na solução anterior, sem qualquer impacto aos usuários e trazendo maior produtividade aos colaboradores. “Além disso, a solução anterior possuía sérias limitações tecnológicas e dificuldade de administração da aplicação. Precisávamos, então, atualizar o nosso serviço ou buscar alternativas”.</p>
<p style=”text-align: left;”>O executivo afirma que o custo-benefício de todo o projeto de implantação do Google Apps foi decisivo: “muito menor do que atualizar nossa aplicação antiga. Foi importante também levarmos em conta não apenas o custo de licença dos produtos Google Apps, mas todos os investimentos para atualização de hardware que teríamos que fazer, além do custo de administração de toda essa infraestrutura – que seria significativamente maior. Essa análise foi feita considerando um período de três anos para a vida útil da infraestrutura instalada em nossa rede corporativa”. Outros dois fatores que pesaram na decisão foram a maior abrangência e funcionalidades dos serviços Docs, Sites e, principalmente, Talk e a sua maior acessibilidade, tanto por meio de dispositivos móveis quanto para usuários de Linux.</p>
<p style=”text-align: left;”>Vianna também destaca que os ganhos com a migração foram inúmeros para o CPqD, seus colaboradores e aalta gerência: “Com o aumento da caixa postal de 200 MB para 25 GB por usuário, ganhamos em produtividade, pois os usuários não precisam mais perder tempo para manter suas caixas postais abaixo do limite. O Google Talk também facilitou a interação entre todos os usuários, que antes dependiam de sistemas públicos de mensageria – o que, além de dificultar a localização de colegas, implicava numa importante fonte de risco de segurança”.<br />O gerente de TI conta ainda que as equipes já possuem 14 mil documentos no Google Docs e quase 6 mil arquivos armazenados no Google Apps. Além dos oito Core Google Services, estão utilizando intensamente o Google Analytics e o Picasa. “Gostamos muito de perceber como o Google Apps evolui continuamente sem que precisemos nos preocupar em atualizar sistemas, acrescentar hardware ou administrar uma infraestrutura”.</p>
<p style=”text-align: left;”>“A adoção do Google Apps mudou a forma de comunicação e de colaboração dentro do CPqD e temos consciência de que ainda não estamos utilizando todo o potencial de todas as suas ferramentas”, finaliza Maurício Vianna.<br /><br />Mais informações:</p>
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