22.5 C
São Paulo
24 de fevereiro de 2025

CPFL Energia otimiza gestão de ativos de distribuição

Companhia elétrica automatizou processos relacionados ao controle de seus equipamentos de distribuição de energia

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, contratou o Portal de GIS Regulatório (PGR) da Imagem, líder no mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) no Brasil, para automatizar o processo de geração, validação e conciliação do Banco de Dados Geográfico de Distribuição (BDGD).

O BDGD é parte do Sistema de Informação Geográfica Regulatória (SIG-R), que tem o objetivo de dar suporte às atividades de regulação e fiscalização efetuadas pela ANEEL. Usuária do PGR da Imagem desde 2012, a CPFL Energia automatizou o processo de elaboração do BDGD.

O PGR trata da geração, verificação e conciliação entre as bases de dados de ativos físicos e contábeis da empresa, garantindo a correção e coerência das informações na elaboração do BDGD a partir dos sistemas de origem da companhia.

O PGR foi desenhado para atender as necessidades do mercado e adequado para as especificidades da CPFL. “A solução instalada permite conhecer melhor os ativos da rede de distribuição e tomar decisões proativas, prevenindo o aparecimento de incoerências entre as visões físicas e contábeis dos ativos”, explica Augusto Carvalho, responsável para o setor de Energia Elétrica na Imagem. Segundo ele, o PGR é dividido em três módulos, todos adotados pela CPFL: Extração de dados/elaboração do BDGD; Verificação e consistência do BDGD; e Conciliação Físico x Contábil (Conciliação entre os ativos físicos que estão no mapa da rede que é o BDGD e os registros contábeis na contabilidade e que constituem o RCP – Relatório de Controle Patrimonial).

Além da CPFL, a solução encontra-se implantada nosgrupos EDP (Bandeirante e Escelsa), NeoEnergia (COELBA, CELPE e COSERN), e ainda na Elektro, na AES Sul, estando também a ser implantada na CELESC.

“Cada implementação é um desafio, pois temos de atender às especificidades das companhias de energia – nomeadamente na integração com outros sistemas de informação na empresa – tanto os GIS pré-existentes como os sistemas de atendimento e contábeis das empresas”, comenta Augusto Carvalho. Ele explica que o PGR da Imagem foi desenvolvido para facilitar esta integração, e, sobretudo, assegurar o sucesso da implantação, permitindo às empresas não só cumprir os ditames regulatórios como ganhar celeridade e assertividade nos seus processos, permitindo um melhor conhecimento e gestão dos seus ativos, melhorando assim sua eficácia e eficiência.