25.3 C
São Paulo
1 de novembro de 2025

Conteúdo exclusivo do Data Center World no Futurecom 2025

Dois temas críticos para o setor serão debatidos: Orquestração de infraestrutura híbrida em nuvem, Edge e data centers tradicionais; e Construção de novos data centers: construção, design e arquitetura.

Pela primeira vez, profissionais brasileiros do setor de tecnologia terão acesso privilegiado ao conteúdo do renomado Data Center World sem precisar sair do País. O Futurecom 2025 sediará dois painéis especiais com curadoria do mais importante evento global de data centers e infraestrutura digital do mundo, que é organizado pela Informa dos Estados Unidos.

Especialistas renomados de empresas brasileiras apresentarão discussões aprofundadas sobre dois temas críticos para o setor: “Orquestração de infraestrutura híbrida em nuvem, Edge e data centers tradicionais” e “Construção de novos data centers: construção, design e arquitetura”.

Os painéis representam uma oportunidade única para profissionais brasileiros acessarem conhecimento de ponta e tendências globais do setor de data centers sem os custos associados a viagens internacionais. Os painéis serão no dia 1º de outubro, das 14h até 16h, na Arena ISP Next Level, em espaço aberto aos visitantes do evento.

De acordo com Fernando D’Ascola, head do Portfólio de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, “a presença do DCW proporcionará ao público do Futurecom conexões estratégicas entre players globais e discutir as tendências sobre o futuro do Data Center no Brasil com especialistas de alto nível, compreender os próximos passos, além da oportunidade de networking com os líderes desse setor; Tudo isso, com o endosso do DCW”.

O DCW é reconhecido por abordar temas como sustentabilidade, eficiência energética, automação e segurança da informação, e está em consonância com a competitividade do Brasil em sediar grandes data centers. Atualmente, o País concentra mais de 40% da capacidade de data centers de toda a América Latina. O que gera essa capacidade são condições como energia de geração barata e limpa – proveniente de fontes hidrelétricas, eólicas, solares e até de biomassa –, a estabilidade geofísica e a extensão do litoral, que permite conexões via cabos submarinos com Estados Unidos, Europa e África. Somado a tudo isso, mais um diferencial é a disponibilidade de água doce, essencial para sistemas de resfriamento.

O mercado de data centers em todo o mundo cresce exponencialmente.

Recente estudo da consultoria Research & Markets projeta que o setor alcance globalmente o montante de US$ 613,36 bilhões em 2033, ante US$ 237,07 bilhões em 2024. Por isso, o Futurecom abre a todo o público visitante os painéis liderados pelo DCW, que terão como destaque:

1º de outubro, às 14h, na arena ISP Next Level – “Orquestração de infraestrutura híbrida em nuvem, Edge e data centers tradicionais”

  • Ferramentas e frameworks que permitem gerenciamento contínuo em diversos ambientes
  • Desafios na integração de recursos de nuvem, edge e on-premises para operações simplificadas
  • Técnicas de orquestração dinâmica para distribuição ideal de cargas de trabalho com base em latência, custo e disponibilidade de recursos
  • IA e automação para tomar decisões em tempo real na migração de cargas de trabalho entre nuvem, edge e data centers tradicionais
  • Garantia de alta disponibilidade e recuperação de desastres em arquiteturas híbridas
  • Aplicações sensíveis à latência e desafios de escalabilidade em configurações de múltiplos ambientes
  • Valor entre as diferentes ofertas

Os debatores serão:

  •   Rodrigo Radaieski, COO da Ascenty;
  •   Joe Bergamaschine, COO da Atlantic Data Center;
  •   Victor Arnaud, presidente da Equinix.

1º de outubro, às 15h, na arena ISP Next Level – “Construção de novos data centers: construção, design e arquitetura”

  • Construção, seleção de local, arquitetura e design
  • Como as empresas estão projetando e construindo suas arquiteturas de data center para máxima eficiência e desempenho
  • Design sustentável de data center de próxima geração: insights práticos sobre o design de mega data centers escaláveis e sustentáveis, incluindo distribuição de energia e inovações em resfriamento
  • Estratégias para integrar fontes de energia renovável e maximizar a eficiência energética em projetos futuros de data centers
  • Experiência prática colaborando em um projeto de data center futurista, preparando os participantes para enfrentar desafios do mundo real em projetos de infraestrutura de ultra escala

Debatedor confirmado: Felipe Quintanilha, diretor de Global Technical Sales da Equinix para América Latina.