Preenchimento de vagas cresceu 40%, e companhia aumentou produtividade no Recrutamento e Seleção ao facilitar triagem de currículos
A Conquest One, empresa brasileira que atua com Staffing de TI, recrutamento e seleção e gerenciamento de profissionais especializados, adotou tecnologia de Big Data e ferramenta GeneXus para a área de Recrutamento e Seleção, integrando informações de redes sociais e sites de busca de emprego.
A utilização do Big Data no Recrutamento e Seleção tem aumentado a produtividade na primeira etapa do processo e a rapidez no preenchimento das vagas aumentou 40%, pois a ferramenta facilita a triagem de currículos. Com o sistema interno, a Conquest One consegue fazer buscas relevantes, traçar o perfil profissional do candidato e encontrar talentos que atendam às exigências técnicas das vagas em aberto.
O Big Data também garante mais precisão para o recrutador, podendo até identificar diferentes perfis de um mesmo profissional, com um recurso de inteligência que cruza informações de diversas fontes. A tecnologia também conta com a geolocalização, que ajuda a encontrar profissionais que moram próximo ao futuro local de trabalho.
Antes de adotar a ferramenta, o gargalo da Conquest One era o trabalho manual feito pelos Analistas de Recrutamento e Seleção, que para atender a grande demanda de vagas especializadas em TI precisavam consultar diversos sites e buscar o perfil que se adequasse à oportunidade. Hoje, o profissional encontra o perfil de acordo com a relevância: “para cada vaga há uma complexidade. O ganho de produtividade acontece, principalmente, em vagas de média e alta complexidade, em que a busca de requisitos técnicos específicos e escassos no mercado são mais exigidos”, explica Marcelo Vianna da Silveira, sócio-diretor da Conquest One.
Com essa solução, a Conquest One foi premiada no 24º Encontro Internacional Genexus, em Montevideo no Uruguay, em Outubro de 2014, pela inteligência associada ao Big Data. De acordo com Marcelo Vianna da Silveira, a Conquest One está ligada a inovação e tem acompanhado de perto o que os mercados maduros têm feito usando a tecnologia, inclusive para Recrutamento e Seleção e Staffing de TI. “Há um ano e meio essas soluções eram novidades no mercado norte-americano, mas já funcionavam em algumas empresas, e o sucesso no uso da tecnologia nos motivou a implantar na Conquest One”, comenta.
Por já ter observado ganhos com Big Data na fase do recrutamento, a Conquest One acredita que a tecnologia pode alavancar os negócios e considera investir em outras áreas estratégicas da empresa.