12 de março de 2025

Como est

O resultado é o crescimento do número de aplicações e equipamentos instalados e também a necessidades de ferramentas de controle, seja do acesso, do que entra e sai de informações, o nível de utilização da banda da rede e assim por diante. <br />
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De trás e de olho em tudo isto está um profissional que necessita ter vasto conhecimento sobre as novas tecnologias disponíveis e suas reais aplicações: o administrador de TI. Sem ele não tem conversa: será impossível gerenciar a rede corporativa e fazê-la atender às demandas dos negócios. <br />
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Para se ter uma ampla visão do que acontece na rede, o mercado oferece uma infinidade de opções, mas o administrador de TI deverá saber identificar quais delas atendem realmente às necessidades de sua organização. Como se sabe, o administrador de TI já possui muitas tarefas a realizar em seu dia-a-dia. Daí, a necessidade de se escolher ferramentas tecnológicas que dê conta desta nova demanda. <br />
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As melhores ferramentas de gestão de TI são aquelas que têm a capacidade de identificar quais aplicações e equipamentos estão instalados nas redes e acompanhar como tudo está funcionando em cada estação de trabalho, e termos de uso dos componentes de TI. <br />
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Não dá para se esquecer que as ferramentas devem saber identificar se um firewall está ou não ativo. Quando uma pane acontece em um equipamento VOip, e o usuário não consegue realizar uma chamada voip, ele vai abrir uma chamado imediatamente. Antes que isto aconteça, é melhor que administrador de TI opte por ferramentas que antecipem a identificação do problema e, assim, possa evitar paralisações. <br />
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Qualquer boa ferramenta de monitoramento de infra-estrutura de TI deve ser capaz de emitir alertas e relatórios completos. Ao emitir alertas logo que uma rede enfrenta sobrecarga de utilização, o que provoca gargalos na banda da rede, ela irá garantir ao gestor de TI tomar medidas corretivas e até mesmo – os diretores financeiros não irão gostar – solicitar a ampliação da infra para garantir o andamento das atividades relacionadas aos negócios. <br />
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Se a pane do Speedy pôde ensinar alguma coisa, foi que as panes acontecem e que as empresas necessitam de planos de emergência, as chamadas redundâncias, para garantir que nada pare de funcionar e que, quando algo venha ocorrer, nenhuma paralisação aconteça. <br />
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Já imaginou se o servidor de email sofre uma pane e o seu “conserto” demore mais de algumas horas? Certamente os negócios serão paralisados. Quando o administrador de TI possui uma visão geral de seu parque de TI, e possui planos bem elaborados para garantir o business continuity, ele está sempre um passo à frente. <br />
O conhecimento e o controle sobre tudo o que ocorre na rede é a alma do negócio para os gestores de TI. Saber quais aplicações e equipamentos estão provocando os gargalos ajuda na identificação de possíveis futuras falhas na rede, e quando um chamado lhe é feito pelo usuário final, a solução já está pronta para ser adotada. Sem mais delongas. <br />
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(*) Gerente de Professional Services da Inspirit