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25 de agosto de 2025

Como a IoT pode ajudar a mudar as lojas físicas em relação ao futuro digital?

<p>É verdade que o comércio eletrônico está em alta, o que significa que as lojas físicas estão cada vez mais vazias; por isso, algo especial deve ser feito para trazer os compradores de volta às lojas, pois os números mais recentes de vendas do varejo mostram que a maioria das lojas físicas apresentou o pior crescimento de vendas em cinco anos; há muito a ser feito para recuperar essas perdas.</p>
<p>A tecnologia pode ajudar a atrair clientes para as lojas e melhorar a taxa de crescimento dos lojistas. Uma tecnologia que deve transformar o varejo é a Internet das Coisas (IoT), que, se usada da maneira correta, pode criar uma diferenciação competitiva. Segundo a pesquisa, os primeiros adeptos da IoT já estão colhendo benefícios, que incluem uma melhor experiência do cliente (81%); melhor visibilidade das organizações (78%); e aumento da lucratividade (74%).</p>
<p>Isto se aplica particularmente às empresas que pretendem digitalizar as lojas físicas com inovações como a IoT. A Amazon deu o primeiro passo com suas lojas Amazon Go, que não utilizam caixa para pagamento e funcionam com uma rede de câmeras e sensores que detectam o que foi comprado pelos consumidores na loja.</p>
<p>Veja alguns passos práticos que os lojistas podem adotar para aumentar o número de clientes na loja e sua lucratividade:</p>
<p><strong>Aumento do número de clientes na loja com serviços baseados em localização</strong></p>
<p>Uma experiência digital na loja é essencial para que as lojas físicas possam competir com as lojas online, mas o primeiro obstáculo a ser superado é fazer os clientes entrarem. A maioria dos clientes geralmente tem um smartphone nas mãos, normalmente com a localização ativada, então, por que não usar isso em benefício da loja e enviar ofertas personalizadas e ao vivo para atraí-los? Para obter isso, convide os consumidores a fazer login na rede Wi-Fi da loja ou a fazer o download do aplicativo. Assim, você estará conectado com eles enviando notificações e promoções sempre que estiverem próximos, através do alcance dos beacons que reconhecem sua localização.</p>
<p>A IoT mantém a experiência na loja interessante e imersiva, permitindo aos lojistas inovações constantes de suas ofertas na loja. Inovações trazem vários resultados e podem ser replicadas em lojas físicas grandes ou pequenas. A Home Depot, famosa rede do setor com lojas amplas, está implementando serviços baseados em localização para ajudar os clientes a navegar por suas diversas seções. Ao propor que os clientes acessem o aplicativo, eles usam seus telefones para perguntar sobre a localização dos produtos desejados, deixando os vendedores livres para se concentrarem na venda em si. Aplicações especialmente elaboradas e a tecnologia de beacon podem usar a conectividade na loja para direcionar os clientes até o ponto exato onde estão os produtos que eles buscam.</p>
<p><strong>Maior engajamento na loja ao se tornar digital</strong></p>
<p>As lojas físicas também podem competir com seus concorrentes tanto online quanto físicos, propondo parcerias, ofertas e experiências exclusivas para os clientes.</p>
<p>Com os consumidores dentro da loja, os lojistas devem atrair sua atenção com ofertas novas e atrativas. Outro método é equipar os funcionários com tablets para ajudá-los a informar aos clientes, por exemplo, se existe no estoque o tamanho de um produto que procuram ou se um produto está disponível no estoque. No caso de lojas maiores, isso também pode ajudar os funcionários a reabastecer as prateleiras de forma mais eficiente.</p>
<p>O uso desses dispositivos no ponto de vendas também pode liberar os funcionários do balcão, permitindo que eles acompanhem os clientes durante sua jornada de compra.</p>
<p><strong>Coleta de informações sobre os clientes para inovar</strong></p>
<p>Aprender sobre o comportamento dos clientes na loja é fundamental para melhorar a eficácia das ofertas e da organização da loja. Uma maneira de conhecer o cliente é coletar os dados que eles criam ao acessar o aplicativo na loja ou usar telas de toque para obter informações. Quando esses dados são analisados, é possível criar um perfil do cliente e dos seus interesses, permitindo que os vendedores atendam melhor às necessidades de cada um deles.</p>
<p>Os dados coletados também podem ser usados para melhorar os layouts físicos das lojas usando as informações contextuais fornecidas pelos clientes no aplicativo. Comunicados de ofertas e novos produtos disponíveis podem ser informados nas áreas de maior circulação. Informações em tempo real sobre a ocupação da loja, principalmente em períodos de comemorações especiais, também podem ajudar a planejar melhor as contratações para garantir a capacidade ideal de funcionários, economizando dinheiro no longo prazo.</p>
<p>Ao longo de 2018, o setor de varejo estará focado na sua transformação oferecendo aos consumidores uma experiência única na loja. Isso tem sido sonhado há anos, mas a tecnologia disponível agora pode tornar isso uma realidade.<br /><br /></p>
<p><em>(*) Country manager da Aruba (uma empresa HPE).</em></p>
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