<p>Um projeto de BPM (Business Process Management), quando bem planejado e executado, possibilita uma visão completa do negócio e suporta tomadas de decisão mais assertivas. A seguir, confira cinco pontos-chave para que o seu projeto de BPM seja capaz de apoiá-lo na condução dos negócios e na perenidade de sua organização.</p>
<p>1 – Escolha um processo que seja:<br />Simples, com poucas etapas;<br />Relativamente isolado, sem muitas interfaces com outros processos;<br />Que possa gerar melhorias e/ou retornos quantificáveis e visíveis quando otimizado;<br />Que tenha um “dono” claramente comprometido com a mudança e com “força” na organização para ajudar a empurrar quando a implementação engasgue. E vai engasgar.</p>
<p><br />2 – Escolha uma ferramenta que possibilite:<br />Desenvolvimento rápido;<br />Usabilidade adequada;<br />Acessibilidade por qualquer meio que acesse internet;<br />Capacidade de incorporar alterações nos processos “on the fly”;<br />Escalabilidade transparente – se os seus esforços são bem sucedidos, os volumes crescerão MUITO!</p>
<p>3 – Angarie “cúmplices” para o projeto e o “day after”:</p>
<p>Não pode ser um projeto somente da área de TI ou do grupo de Projetos e/ou BP;<br />Os donos e operadores de cada etapa devem ser convidados, ouvidos e integrados ao esforço desde o início.<br /><br />4 – Desista da “perfeição” e jogue todas as fichas na adaptabilidade e velocidade de resposta:</p>
<p>Entenda que não existe trabalho de especificação perfeito;<br />Imperfeições e exceções serão descobertas com o processo no ar e o segredo é estar preparado para alterar os novos processos antes que sejam gerados impactos irreversíveis;<br />Estabeleça “a priori” um plano B para operar em contingência quando Murphy se apresente. E ele vai se apresentar.<br /><br />5 – “Venda” a implantação para todos os envolvidos:</p>
<p>Tanto os usuários como os operadores do processo devem receber informações do por quê esse processo foi escolhido;<br />Compartilhe quais os resultados esperados;<br />Estabeleça linhas claras e acessíveis de comunicação antes, durante e depois da mudança;<br />Escute com atenção todos os retornos que você possa coletar dos envolvidos;<br />Demonstre quantitativamente os resultados obtidos;<br />Comece imediatamente um novo ciclo de aperfeiçoamento para o processo;<br />Por último, volte ao primeiro ponto: se você fez o seu dever de casa direitinho, terá voluntários entre os donos de outros processos para obter resultados equivalentes aos que a última rodada forneceu.</p>
<p><br /><em>(*) Diretor da Cervello e especialista em gerenciamento de processos de negócios e serviços</em></p>