Participação na Feira de Leon consolida sua inserção nesse mercado
As empresas Cigam Software Corporativo, SystemHaus e Kunden Systems participaram da mostra organizada pela ANPIC (Asociación Nacional de Proveedores de La Industria Del Calzado), segunda maior feira de provedores da América Latina, que ocorreu na cidade de León, principal polo produtor de couro e calçados no México, visando consolidar sua presença nesse importante mercado. A feira, que iniciou na última quinta-feira, 3, e foi até domingo, 6, é considerada uma das três mais importantes do setor no mundo. A presença brasileira se deu num estande coletivo, em parceria com a Abrameq (Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins) e contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da SDPI (Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento), da APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para a Excelência do Software Brasileiro).
Conforme Marcelo Adriano, consultor da Abrameq, o mercado mexicano é muito importante para a indústria brasileira de máquinas e equipamentos para couro e calçados. “O México absorveu 11% do total do volume exportado em 2010. Já no acumulado de janeiro a setembro deste ano, consumiu uma fatia de 12,5% do total”, apontou o consultor.
O Shoes&Leather.net faz parte do Programa Brasil IT+, que visa a internacionalização das empresas brasileira da indústria de software. O grupo reúne empresas de software com soluções para a indústria de couro e calçados, desde 2009, vem desenvolvendo várias ações no mercado internacional. “O México é um dos mercados prioritários de nosso grupo. Já realizamos duas ações promocionais no ano passado e estivemos novamente participando da ANPIC para demonstrar nosso compromisso com o mercado mexicano”, afirma Sandro Cortezia, Sócio-Diretor da Venti Inteligência em Projetos e coordenador do grupo Shoes&Leather.net.
Para Alfredo Hernandez, representante das empresas Systemhaus e Kunden no México, “este apoio proporcionado pelo Governo Brasileiro é muito importante para reforçar a posição e o compromisso das empresas com o mercado mexicano”. Hernandez informa ainda que o mercado mexicano está passando por um período de mudanças. “A própria feira demonstra isso, pois nota-se que a feira está menor, mas muitas empresas estão com estandes maiores, buscando demonstrar seu interesse neste mercado”. Segundo ele, as empresas realmente interessadas no mercado mexicano devem aproveitar o momento para reforçar essa posição. A Systemhaus, que fornece sistema de gestão para curtumes, e a Kunden, que fornece sistemas para a indústria de calçados e componentes, já possuem, em conjunto, cerca de 10 clientes no México.
A Cigam, por sua vez, está iniciando uma atuação mais efetiva no mercado mexicano atualmente.
anterior
