23.2 C
São Paulo
11 de fevereiro de 2026

Celler apresentará Plataforma Alivepro no Futurecom

Bricolagem, termo que tem origem na palavra francesa “bricolage”, designa tudo aquilo que uma pessoa pode fazer sem a ajuda de um profissional especializado. Bastante utilizado no segmento de construção e artesanato, ele traduz perfeitamente o objetivo da Plataforma Alivepro, solução desenvolvida pela Celler que integrará o Espaço Empresa Inovadora no Futurecom 2010. Ela foi criada para possibilitar que profissionais da área de negócios criem soluções de software de forma simples e independente, a partir de uma metodologia unificada, que lhes permite modelar processos, fazer simulações, disponibilizar os resultados para todos os interessados e implantá-los de forma automatizada em toda a empresa.

A Plataforma Alivepro foi selecionada entre 25 outras soluções por um júri formado por representantes de consultorias, empresas, universidades públicas e instituições de fomento à pesquisa para integrar um estande que se constitui em uma iniciativa inédita na Futurecom: o fomento à empresa inovadora, notadamente a de pequeno porte. Promovido pelo ITS-Instituto de Tecnologia de Software e Serviços, o Espaço abrigará 12 soluções selecionadas justamente por seu potencial de inovação.

“Nossa expectativa para o evento é a melhor possível, pois teremos a oportunidade de mostrar nossa solução para o mercado privado”, afirma Mário Gorini, diretor Comercial da Celler, empresa responsável pelo desenvolvimento da Plataforma Alivepro. Por estar localizada em Brasília, a Celler só tem atuado com clientes públicos. Tanto que é um organismo público – a Coordenação-Geral de Gestão da Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) – o primeiro usuário da Plataforma Alivepro desde agosto deste ano.

A Plataforma Alivepro é composta de três módulos de operação:

•Módulo de Modelagem de Processos de Negócio: identificação e caracterização dos processos de negócios, utilizando-se de técnicas e padrões de mercado, com base no BPMN (Business Process Management Notation) e no SADT (Structured Analysis and Design Technique);
•Módulo de Simulação de Processos de Negócio: identificação e elaboração de cenários prospectivos e simulação dessas possibilidades, com o intuito de avaliar diversas variáveis, tais como: filas, custos, ociosidade, produtividade, entre outras;
•Módulo Compiler – geração de um sistema de software executável (binário) para a plataforma desejada (Windows, MAC Os X, Linux), a partir dos processos de negócio representados graficamente.

Entre suas principais características de funcionalidades e benefícios da solução estão:

•Utilização de um único diagrama para especificação e geração automática do sistema, eliminando-se a fase de codificação. Atualmente se gasta a maior parte do tempo de desenvolvimento de um sistema na fase de codificação. Além disso, a fase de especificação requer de 5 a 12 diagramas – não integrados.
•Linguagem gráfica contextual, simples e intuitiva: permitirá que os requisitos de sistema sejam g