Bricolagem, termo que tem origem na palavra francesa “bricolage”, designa tudo aquilo que uma pessoa pode fazer sem a ajuda de um profissional especializado. Bastante utilizado no segmento de construção e artesanato, ele traduz perfeitamente o objetivo da Plataforma Alivepro, solução desenvolvida pela Celler que integrará o Espaço Empresa Inovadora no Futurecom 2010. Ela foi criada para possibilitar que profissionais da área de negócios criem soluções de software de forma simples e independente, a partir de uma metodologia unificada, que lhes permite modelar processos, fazer simulações, disponibilizar os resultados para todos os interessados e implantá-los de forma automatizada em toda a empresa.
A Plataforma Alivepro foi selecionada entre 25 outras soluções por um júri formado por representantes de consultorias, empresas, universidades públicas e instituições de fomento à pesquisa para integrar um estande que se constitui em uma iniciativa inédita na Futurecom: o fomento à empresa inovadora, notadamente a de pequeno porte. Promovido pelo ITS-Instituto de Tecnologia de Software e Serviços, o Espaço abrigará 12 soluções selecionadas justamente por seu potencial de inovação.
“Nossa expectativa para o evento é a melhor possível, pois teremos a oportunidade de mostrar nossa solução para o mercado privado”, afirma Mário Gorini, diretor Comercial da Celler, empresa responsável pelo desenvolvimento da Plataforma Alivepro. Por estar localizada em Brasília, a Celler só tem atuado com clientes públicos. Tanto que é um organismo público – a Coordenação-Geral de Gestão da Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) – o primeiro usuário da Plataforma Alivepro desde agosto deste ano.
A Plataforma Alivepro é composta de três módulos de operação:
•Módulo de Modelagem de Processos de Negócio: identificação e caracterização dos processos de negócios, utilizando-se de técnicas e padrões de mercado, com base no BPMN (Business Process Management Notation) e no SADT (Structured Analysis and Design Technique);
•Módulo de Simulação de Processos de Negócio: identificação e elaboração de cenários prospectivos e simulação dessas possibilidades, com o intuito de avaliar diversas variáveis, tais como: filas, custos, ociosidade, produtividade, entre outras;
•Módulo Compiler – geração de um sistema de software executável (binário) para a plataforma desejada (Windows, MAC Os X, Linux), a partir dos processos de negócio representados graficamente.
Entre suas principais características de funcionalidades e benefícios da solução estão:
•Utilização de um único diagrama para especificação e geração automática do sistema, eliminando-se a fase de codificação. Atualmente se gasta a maior parte do tempo de desenvolvimento de um sistema na fase de codificação. Além disso, a fase de especificação requer de 5 a 12 diagramas – não integrados.
•Linguagem gráfica contextual, simples e intuitiva: permitirá que os requisitos de sistema sejam g
