11.4 C
São Paulo
31 de julho de 2025

Cedae amplia produtividade de TI em 50%

Companhia de Água e Esgoto do Rio comemora os resultados após quatro anos do início da reestruturação da empresa para melhor gestão do serviço público

A Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro (CEDAE) concentrou em uma única sede todos seus setores administrativos em 2011. Antes, os departamentos funcionavam em vários prédios situados na cidade do Rio de Janeiro. Com a unificação, a companhia reestruturou totalmente a infraestrutura da rede de dados a partir de projeto e soluções da Extreme Networks Brasil, o que proporcionou melhoria significativa da sua logística, aumento a produtividade em 50% e ampliou o nível de satisfação do usuário interno decorrente do uso intensivo de TI, além de eliminar as interrupções no sistema. 

O resultado aferido agora pela companhia é fruto da completa reformulação logística e de TI iniciada há quatro anos com a concentração das atividades na Avenida Presidente Vargas, 2.655 – na Cidade Nova – local que hoje abriga também companhias federais e operadoras de telefonia móvel.

Com o novo projeto de TI implantado pela Extreme Networks, a empresa agilizou a tramitação de processos, melhorou o atendimento à população e é hoje um exemplo de como uma rede eficiente pode auxiliar na gestão pública.

A integração da empresa em uma única sede estava prevista no Plano Estratégico da CEDAE, buscando torná-la mais eficiente e compacta. Foram investidos àquela época mais de R$ 2 milhões na reformulação da rede TI da nova sede.

“No período que antecedeu a contratação de equipamentos de infraestrutura de rede para a nova sede, a CEDAE dispunha de uma rede deficiente que parava constantemente, em decorrência de falhas nos dispositivos com vida útil comprometida e provenientes de diversos fabricantes. Isso trazia consequências negativas para a empresa e em particular para a área de TI, como o desconforto dos empregados e clientes e atrasos frequentes no andamento de processos importantes”, explicou Roberto Queyroi, CIO da CEDAE.

Após a unificação, a Extreme Networks projetou uma rede de dados 10 vezes mais potente e mais rápida do que a anterior instalada no novo datacenter da CEDAE, com novos switches Core e o software NMS (NetSight Management System), de gerenciamento avançado do fluxo de informações na rede. Com isso, foi possível eliminar os hubs da rede e projetar uma comunicação mais segura ponto a ponto, com maior capacidade e baixíssima latência.

“A nova sede administrativa e uma rede eficiente e unificada proporcionaram a diminuição da burocracia, agilizaram o atendimento ao cliente e melhoraram os níveis de satisfação dos 3 mil usuários internos e 1,3 milhões de clientes que acessam os serviços disponíveis no portal da empresa”, afirma Queyroi. Os novos equipamentos reduziram a zero as paradas do sistema – que antes eram frequentes diante da fragilidade da rede anterior – e proporcionaram um salto de qualidade na gestão dos ativos da rede, conforme cita o CIO.

Segundo o diretor da Extreme Networks Brasil, Marcelo Maldi, o dimensionamento de uma infraestrutura adequada é o passo principal de projetos como este, para dar total suporte a um serviço público essencial. Maldi ressalta que a Extreme acumula experiência neste segmento, pois já atendeu a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) e a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa).