Na terça-feira (09), aconteceu a formatura de mais uma turma do Projeto Fênix – curso de manutenção e montagem de computadores, promovido pelo Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC), com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, na Ação Social São José e Santa Rita de Cássia, no bairro Jardim Atlântico. Os formandos são jovens de 16 a 29 anos, em situação de risco social que, após cumprirem 80 horas-aula, entram no mercado de trabalho plenamente capacitados.
Educando da segunda edição deste ano do Projeto Fênix, Luan Vaz de Assis, de 23 anos, escolheu a carreira de autônomo: “estou trabalhando por conta própria e faço a divulgação por uma página do facebook e panfletagem”. Luan era cobrador de ônibus e agora pretende estudar mais informática e “quem sabe até fazer uma faculdade”, afirma. Esta é a quinta turma do projeto em 2014, que irá promover 10 edições até o fim do ano, com caráter itinerante, alternando o local da aula entre os bairros Jardim Atlântico, Cachoeira do Bom Jesus (norte da ilha) e Morro das Pedras (sul da ilha). “A presença do Projeto perto da comunidade, em diferentes locais da cidade faz com que esses jovens consigam conciliar o curso com suas outras atividades (aula ou trabalho), diminuindo assim a evasão.” diz Sílvia Luz, Coordenadora do Projeto.
O curso tem práticas de manutenção de computadores mas também aborda os temas cidadania, empreendedorismo e mercado de trabalho. Ao todo, 138 alunos já foram certificados pela ONG durantes os anos de 2012 e 2013 e, com o patrocínio da Petrobras ao Projeto Fênix, serão atendidos mais 200 jovens e adultos. As inscrições para participar estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (48) 3322-2020 ou na sede do CDI-SC – na Avenida Rio Branco, 404, Torre II, sala 105 – das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00.
A próxima turma inicia no começo de julho na Fundação SERTE na Cachoeira do Bom Jesus.
A ONG Comitê para Democratização da Informática (CDI) é uma iniciativa brasileira que nasceu na comunidade do Morro Dona Marta, em Botafogo, no Rio de Janeiro, e já mudou a realidade de 1,8 milhão de pessoas em 10 países e um total de 715 espaços de informática e cidadania, os CDI Comunidade. Há 19 anos, o CDI usa a tecnologia como ferramenta para enfrentar a pobreza e estimular o empreendedorismo e a cidadania. Sua missão é transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação.