<p>Em uma indústria que muda tão rapidamente, um plano de negócios pode auxiliar a empresa de comércio eletronico a responder e se adaptar às novas condições de mercado.</p>
<p>O plano de negócio também é o primeiro passo para você conseguir o financiamento para sua Loja Virtual. Para um investidor aplicar em seu negócio, precisa da certeza de que você tem um plano para chegar ao lucro. Além disso, também auxilia a definir a verba que vai precisar. Custos imprevistos podem afundar o negócio, por isso é importante planejar corretamente até alcançar o equilíbrio entre receitas e despesas.</p>
<p>Um bom plano exige pesquisas de mercado para determinar se realmente existe a oportunidade de negócio. Procure sempre nicho e diferenciação. Outro passo importante é a realização de uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para observar o quadro geral da indústria que você pretende ingressar.</p>
<p>O plano de negócio também serve para definir as prioridades. Um Business Plan bem escrito deve fornecer orientações operacionais para dia-a-dia. É fácil nos distrairmos com detalhes cotidianos ou emergências e perdermos o foco. Um plano não ficar pronto na gaveta. É preciso revisitá-lo constantemente para verificar se o caminho planejado está sendo trilhado, ou se o mapa precisa ser refeito.</p>
<p>Estabeleça metas de longo prazo. O plano deve descrever claramente onde você pretende estar em três, cinco e dez anos.</p>
<p>Analise profundamente seus concorrentes e de que forma você pode se diferenciar. Defina o mercado alvo, pois quando a intenção é de atender a todos, há um risco de não atender a ninguém direito.</p>
<p>Descreva como vai promover o seu e-commerce e quanto dinheiro você vai precisar. Leia Comércio Eletrônico: a propaganda continua a ser a alma do negócio.</p>
<p>Terminado o plano, compartilhe as informações com pessoas da sua confiança e que tenham experiência para criticá-lo. Ter uma visão alternativa sobre uma ideia é sempre enriquecedor.</p>
<p>Congratulações. Você está pronto para tomar a decisão mais importante e mais difícil: colocar o plano em prática.</p>
<p>(*) CEO da e-Smart, empresa provedora de soluções para e-commerceVinicius Pessin.</p>