22.8 C
São Paulo
6 de fevereiro de 2025

Brasil: um mercado promissor para T.I.

<p>Todo crescimento estruturado tem a ver com T.I.. De acordo com um estudo lançado pela IDC em outubro de 2011, o mercado mundial deve fechar o ano com investimento superior a US$ 1 trilhão, o que representa um aumento de 7,5% em relação a 2010. Por sua vez, houve também o aumento da representatividade do Brasil entre os países da América Latina, que ocupa o 8º lugar no mercado de consumo de T.I. em todo o mundo, com pouco mais de US$ 37 bilhões e que, ao final de 2011, deve crescer mais 13%, chegando a marca histórica de US$ 42 bilhões. Essa análise levou em conta os mercados de serviços de implementação, suporte e gerenciamento de operações, softwares de Infraestrutura, servidores, storage e equipamentos de rede.</p>
<p>Como já mencionei, eventos grandiosos que ocorrerão, tais como COPA e OLIMPÍADAS, impulsionarão investimentos básicos (telefonia, dados, portos, aeroportos etc..). Isso, por si só, já traz consigo uma enorme gama de investimentos, pois não há mudança drástica sem mudar o panorama de T.I..</p>
<p>Porém, como muitos podem perceber, mudanças <a href="http://www.labourpakistan.org/">electronic cigarette starter</a> maiores ocorrem (e ainda ocorrerão) no que diz respeito à mobilidade. Estima-se que em 2015, as vendas de smartphones vão superar a dos celulares convencionais. Esta mudança (chamada de “terceira onda da tecnologia”) ainda afeta diretamente o mercado de CLOUD e ao fenômeno conhecido como consumerização*. Diante disso, cresce o número de desenvolvedores para aplicativos móveis, com novas tecnologias para facilitar a vida dos usuários domésticos e corporativos.</p>
<p>Diante de tantas mudanças e de um crescimento inevitável, o Brasil desponta como um grande mercado de T.I. no mundo. É importante que as empresas estejam devidamente capacitadas entre as diversas linhas que se abrem. Sem o conhecimento e treinamento, é impossível “abraçar” as oportunidades e crescer no ritmo do mercado. Mais do que nunca, é vital que cada um saiba seu papel neste admirável mundo novo e consiga transformar dados e projeções em reais possibilidades de ganho para todos os elos da cadeia: consumidores, empresas, desenvolvedores, revendedores, distribuidores e fabricantes.</p>
<p>O mercado está em alta. Você vai ficar parado esperando as oportunidades caírem no seu colo?</p>
<p>* Consumerização – Fenômeno onde tecnologias de ponta aparecem primeiro no ambiente doméstico. Os avanços tecnológicos acontecem com mais rapidez em produtos voltados para os consumidores finais na computação pessoal.</p>
<p>(*) Vice-Presidente da ABRADISTI – Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação</p>