Com alcance de quase metade da população online e forte presença em eventos globais, o País reforça seu papel no ecossistema digital esportivo mundial, aponta estudo da Comscore
A Comscore divulgou os novos dados sobre o consumo de conteúdo esportivo no Brasil, com base em seu relatório O Esporte no Ambiente Digital 2025. O levantamento aponta que em setembro de 2025, 45,3% da população digital brasileira consome conteúdo esportivo online, sendo o segundo país com o maior número de visitantes únicos, atrás apenas dos Estados Unidos.
Esse alcance reflete o peso do esporte na cultura digital brasileira e o potencial de crescimento das propriedades esportivas no ambiente online. O estudo ainda mostra que quase 80% do consumo em setembro ocorreu em celulares, reafirmando a conexão dos brasileiros.
“O esporte tem uma conexão profunda com o mercado brasileiro — algo que ganha ainda mais força em um ano pré-Copa do Mundo. Este estudo foi desenvolvido como uma das iniciativas da Comscore rumo ao lançamento do nosso próximo estudo customizado, mostrando como o Brasil está bem-posicionado para captar tendências globais e destacando o papel das plataformas sociais e as mudanças no consumo digital, tanto no país quanto no cenário internacional”, country manager da Comscore no Brasil.
O YouTube segue ganhando espaço no consumo de esportes ao vivo no Brasil. A chegada da getv em 2025 acelerou ainda mais esse movimento: desde sua estreia em 4 de setembro, o canal já alcançou 489 milhões de visualizações, reduzindo a distância para a CazéTV, que somou 585 milhões no mesmo período.
As partidas de maior desempenho — Racing x Flamengo (18,9M getv), Vasco x Fluminense (16,1M Cazetv) e Flamengo x Racing (15,9M getv) na plataforma — reforçam a forte demanda por esportes ao vivo nas plataformas digitais.
Por fim, o relatório evidencia a forte conexão entre clubes e jogadores brasileiros nas redes sociais. No total, 16% do engajamento social do país vem de marcas e clubes esportivos — com destaque para Flamengo (67,3 milhões de ações), Corinthians (49,3 milhões) e Palmeiras (28,7 milhões), considerando os dados de setembro de 2025. O estudo também registra um aumento de 5% no engajamento dos perfis de atletas brasileiros. Entre janeiro e setembro, Vinícius Jr. lidera com média de 1,1 milhão de ações por post, seguido por Raphinha (978 mil) e David Viana de Oliveira (623 mil).
“O público brasileiro demonstra uma combinação singular de alcance e engajamento. Essa conexão emocional com o esporte, expressa no ambiente digital, não apenas amplia o valor das marcas e dos clubes, mas também consolida o País como um laboratório de comportamento de fãs para o cenário global”, destaca Ingrid.
O relatório destaca, ainda, o Brasil de forma consistente nas métricas globais da Comscore no segmento de esportes, figurando entre os mercados-chave analisados nas dimensões de audiência única e alcance digital mundial. Com uma base digital robusta e um público altamente participativo, o País se consolida como um polo estratégico para marcas, plataformas e clubes que buscam compreender e ativar comunidades esportivas em escala global.
Para acessar o relatório completo, acesse aqui.
