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São Paulo
21 de novembro de 2024

Biometria de voz vira solução na prevenção de fraudes no setor de seguros e mercado financeiro

<p>Segundo a última atualização do relatório do Sistema de Quantificação de Fraudes (SQF), da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), as fraudes comprovadas somente no primeiro semestre de 2020 chegaram a R﹩329,5 milhões. Um crescimento de 0,3 pontos percentuais se comparado ao mesmo período de 2019. Com isso, é possível afirmar que o mercado segurador tem um grande desafio pela frente no que diz respeito a soluções de prevenção de fraudes.</p>
<p>Para Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, autoridade em biometria de voz no Brasil, a busca por novas tecnologias antifraude será a pauta principal do setor de seguros nos próximos anos. “Em um mercado que anualmente perde milhões de reais em fraudes comprovadas, é natural que o mercado esteja se movimentando para achar os melhores parceiros, que por meio da tecnologia conseguem desenvolver programas de prevenção a fraudes para identificar outros sinistros ocorridos com o mesmo cliente ou em outras seguradoras, assim como evitar a ação dos golpistas no primeiro atendimento” afirma.</p>
<p>A Minds Digital que vem atuando no setor bancário e virou um aliado fundamental para o Banco Bmg identificar quadrilhas de fraudadores em território nacional e gerar uma economia de mais de R﹩6 milhões desde junho de 2020, agora passa a olhar também para o mercado segurador. A startup utiliza Inteligência Artificial e modelos de Machine Learning para autenticação a partir do uso da voz do próprio cliente, identificando e prevenindo tentativas de golpes em todo o ecossistema do negócio.</p>
<p>”Uma das vantagens da biometria de voz é a captura das características únicas da voz de cada pessoa (como o timbre, altura e frequência) logo no seu cadastro na empresa. O sistema consegue reconhecer se é uma gravação tentando se passar pela pessoa, inclusive nos canais de relacionamento com o cliente”, comenta Marcelo.</p>