O autor e relator da lei (12.485/2011) que obriga as emissoras de tevê a ampliar a programação nacional nas TVs por assinatura, o senador Walter Pinheiro (PT-BA), quer criar na Bahia o primeiro polo de produção multimídia do país.
A proposta para implantação do polo foi apresentada por Pinheiro durante reunião na sede da empresa, em Miami, na última sexta-feira (11), que também contou com a participação dos presidentes da Sony no Brasil, Alberto Nicoli, e na América Latina, T.C. Schultz, além do Gerente de Desenvolvimento de Negócios, Ricardo Ribeiro, e Ruben Delgado, presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex.
A reunião foi um convite da Sony do Brasil ao senador, no sentido de conhecer melhor as novas normas que regem o setor audiovisual no Brasil e trouxe boas expectativas de negócios para todos os setores multimídia. “Nessa reunião de prospecção do governo brasileiro, o senador Pinheiro fez uma detalhada explanação da lei e tratamos das novas oportunidades de negócios que poderá levar a Sony a se instalar no Brasil, com um polo multimídia, na Bahia, conforme convite feito pelo senador baiano”, afirmou Ruben Delgado.
A proposta, segundo Delgado, é ter neste polo de produção, além dos conteúdos audiovisuais, produções de diversos programas de entretenimento. “A Sony tem um polo de audiovisual na Colômbia. O que pretendemos instalar no Brasil é um polo multimídia, com grandes grupos como a Sony ancorando e levando junto diversas outras empresas de pequeno, médio e grande porte. A proposta é instalar este polo no Parque Tecnológico da Bahia, com produções de diferentes mídias – do audiovisual aos jogos e demais programas de entretenimento”, afirmou.
O senador Walter Pinheiro vai formalizar o convite para receber a delegação da empresa em visita técnica ao estado da Bahia, ainda este ano. O senador esteve em missão oficial em Miami/EUA, conforme requerimento aprovado pela CCT, Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, onde é membro titular, a convite da Softex.