14.6 C
São Paulo
29 de julho de 2025

Bahia ganha associação para o desenvolvimento do setor de TI

O Sistema FIEB, com o apoio da Associação Baiana para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, promoveu em Salvador na última sexta-feira, dia 13, o evento “Estratégias Conjuntas para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação na Bahia”, que reuniu, entre outros convidados, representantes de entidades governamentais, parceiros, políticos, empresários da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Na oportunidade, foi lançada e apresentada a pauta de trabalho da Associação Baiana para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, empossado o novo Conselho e a nova diretoria do Softex Salvador e firmado um convênio entre a entidade e o SENAI Bahia. O Softex Salvador representa regionalmente a Softex, oferecendo o apoio necessário às empresas locais de software e serviços de TI. Além de suporte e incentivo, ao fazer parte do Agente Regional as empresas associadas têm inúmeros benefícios. A agenda do evento incluiu ainda a solenidade de entrega do Prêmio ASSESPRO POR TI BAHIA 2013.

Flavio Marinho, executivo do Núcleo Estratégico (NES) do SENAI Bahia, explica que a Associação nasceu com o objetivo de desenvolver estratégias conjuntas e articuladas em prol do desenvolvimento da TI na Bahia nas áreas de software, de hardware e também de prestação de serviços. “A Bahia já tem um papel relevante no setor nacional de TI, mas pode ir além. Temos um importante polo de informática em Ilhéus com grande potencia para expansão se nós o aproximarmos de empresas da capital”, exemplifica.

Na análise de Ruben Delgado, presidente da Softex, “os governos municipal e estadual têm promovido uma série de ações de forma a conferir mais robustez e competitividade à indústria de software e serviços baiana por meio de iniciativas como estímulo à certificação de empresas, fomento ao desenvolvimento de clusters e apoio à instalação de companhias de TI com foco em inovação no Parque Tecnológico da Bahia. O papel da Associação será integrar o trabalho desenvolvido pelos diversos atores locais a partir de uma pauta de ações já definidas para o próximo ano”.

Delgado ressalta que o Softex Salvador vive um momento de renovação e que passará a atuar com mais força na implementação das ações da associação, tonando-se um representante ativo na disseminação das iniciativas promovidas pela entidade na região da Bahia. Atualmente, a Softex possui 20 Agentes Regionais distribuídos em 12 estados brasileiros.