A prova foi realizada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA e reforçam o combate às fraudes digitais
A Aware, empresa global líder em autenticação biométrica, alcançou o melhor desempenho na Demonstração de Tecnologia de Validação Remota de Identidade (RIVTD) do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS – Department of Homeland Security), especificamente destacando-se com sua solução de liveness passivo na Trilha 3 (Presentation Attack Detection – PAD).
Os testes são projetados para simular cenários de ataque realistas e avaliar tecnologias para verificação de documentos de identidade, correspondência de selfies com fotos de identidade e detecção de presença usando smartphones e outros dispositivos comuns. Os fornecedores líderes do setor foram desafiados a fornecer tecnologias de validação remota de identidade seguras, precisas e fáceis de usar, além de ter capacidade de bloquear ameaças digitais – como a fraude de identidade – e proteger os serviços bancários, serviços governamentais de atendimento à população e mídias sociais.
A solução Aware demonstrou elevado nível de detecção passiva de prova de vida presencial (liveness passivo), conforme os critérios de desempenho determinados pelos testes do Departamento de Segurança Interna dos EUA. Embora os resultados tenham demonstrado que alguns sistemas de detecção ativos e passivos de ataque de apresentação foram eficazes na detecção de fraudes, os sistemas ativos (que exigem dos usuários ações complementares, como piscar os olhos ou virar o rosto) se mostraram significativamente menos convenientes para o usuário devido à demora na execução e no desconforto para o usuário ter a sua verificação biométrica satisfatória.
Liveness passivo versus liveness ativo
“O liveness passivo é mais amigável porque não exige do usuário movimentos específicos, tornando a autenticação biométrica mais fluida e resistente às tentativas de spoofing, que é uma técnica de falsificação onde um cibercriminoso se disfarça como uma entidade ou um dispositivo aparentemente confiável para enganar o cliente do serviço bancário, induzindo-a a realizar ações que beneficiam os criminosos”, comenta Mario Cesar Santos, VP LATAM de Soluções da Aware.
As soluções de detecção ativas causam demora significativa na autenticação do usuário, com altas taxas de falhas, levando a uma experiência negativa para o cliente. “É comprovado que muitas soluções de liveness ativo não atendem aos padrões de segurança, enquanto a detecção passiva de presença oferece alto nível de eficiência e usabilidade”, destaca o executivo.
Santos também enfatiza que avaliações independentes, como esta do Departamento de Segurança Interna dos EUA são vitais para validar a segurança e a confiabilidade das tecnologias biométricas. “Os resultados obtidos pela Aware demonstram a sua força no combate às fraudes de identidade e na redução de fricção com o usuário”, acrescenta.
Equipe da Aware no Febraban Tech 2025
A equipe da Aware estará no estande D150, próximo ao Auditório Imersão do FEBRABAN Tech, de 10 a 12 de junho no Transamérica Expo Center em São Paulo, para compartilhar os detalhes dos testes RIVTD-DHS e mostrar as mais recentes inovações biométricas da companhia, incluindo os avanços contínuos do seu algoritmo patenteado de reflexão de tela brilhante, que aumenta a segurança da vivacidade ativa à experiência já poderosa e integrada da vivacidade passiva.