Realização contou com a participação das 15 Regionais da Entidade
O I Seminário Nacional de Capital Humano na área de TI, realizada no dia 23 de agosto, em Brasília, contou com a participação da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, regional RS (Assespro-RS). No encontro foram discutidos os principais problemas e soluções para aumentar o nível de oferta de mão de obra qualificada no setor de TI. Presentes no evento, todos os presidentes de Regionais da Assespro e a diretoria da Nacional, liderada pelo Presidente Luis Mario Luchetta.
As principais propostas do setor foram apresentadas ao para o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e para o Ministério da Educação (MEC) no objetivo de amenizar a grave crise que o segmento de tecnologia atravessa, perdendo competitividade internacional, na busca por recursos humanos e talentos na área de TI. Ficou evidente a diretriz do Governo Federal em criar um plano estratégico para impulsionar o setor de TI nacional, atacando, neste momento, a sua maior deficiência, que é a escassez de mão de obra qualificada. O trabalho, que terá desdobramentos nos próximos 3 meses, será coordenado pelo MDIC, com o apoio do MEC e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
O Presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, que aproveitou o momento do Seminário para contato com vários parlamentares em Brasília, citando a MP 534 e 540 que desonera a folha de pagamento de TI das empresas afirmou: “A Assespro, por contar com 15 regionais e ser a entidade de TI mais capilar do Brasil tem as prerrogativas necessárias para fazer a interlocução ideal dentro do MIDC, MEC e MCT para a construção desse plano nacional de incentivo as empresas brasileiras”, diz Bronzatti.
Assespro-RS
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), foi fundada em 1979, com o objetivo de representar em nível nacional o setor de informática do Rio Grande do Sul. A entidade contribui para o fortalecimento de todas as empresas de tecnologia, regidas sob as leis brasileiras, e a representação institucional dos seus interesses junto às autoridades públicas e outros organismos, nacionais e estrangeiros. Além de promover parcerias entre filiados, realiza encontros para debate de temas de interesse das empresas associadas, estabelece rumos, zela pela difusão e prática da conduta ética nas relações de mercado, e perante a sociedade, desenvolve programas de fomento e apoio à atividade. A Assespro-RS promove ainda programas de benefícios de todos os segmentos que representa, sendo eles: Software, Hardware, Treinamento, Assessoria, Consultoria e Serviços de Informática. E para atingir tais objetivos, busca convênios, parcerias e projetos de operação em consórcio para serviços, treinamento, hardware e software.