Startups de TIC receberão apoio
Durante o 3º Encontro Nacional da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), a diretoria da Regional RS anunciou o lançamento do Programa de Empreendedorismo Inovador em TIC. O objetivo do Programa é articular ações para o desenvolvimento de jovens empresas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “A Assespro-RS, com esse Programa, cumpre seu papel de apoiar a inovação, apoiando a constituição de ambientes de fomento à inovação, articulando e integrando ações de governo, empresas privadas, academia e demais entidades do setor”, destacou Eduardo Arruda, vice-presidente de Comunicação e Marketing da Assespro-RS.
Ao abrir o evento, Robinson Klein, Presidente da Assespro-RS, ressaltou a importância de ações para a inovação. “Nós entendemos que o caminho é a inovação. Ela pode alavancar em grandes saltos o setor”, destacou Klein. Em participação no evento, a coordenadora do Inovapoa, Deborah Villela, destacou a lei de inovação municipal. “O importante foi a conquista da prioridade para a TI. Foi uma lei construída com apoio das entidades, feita por muitas mãos”, disse.
O Programa se inicia com um cronograma de reuniões com os principais agentes envolvidos com empreendedorismo e inovação no Estado. Posteriormente, todas as ações promovidas pelos agentes serão publicadas em um hotsite da Assespro, dedicado exclusivamente ao tema. “Há muitas ações espalhadas, mas são tantas que os empreendedores tendem a ficar sem saber para onde ir. As ações do Programa da Assespro visam formar elos de integração entre as forças que já existem”, defendeu Sandro Contezia, vice-presidente de Qualidade e Planejamento da Assespro-RS. O Programa prevê, ainda, a realização de diversas ações voltadas a formação de empreendedores inovadores, bem como a realização, em 2014, do I Congresso Assespro-RS de Empreendedorismo Inovador.
Assespro-RS foi fundada em 1979 com o objetivo de representar em nível nacional o setor de informática do Rio Grande do Sul. A entidade contribui para o fortalecimento de todas as empresas de tecnologia, regidas sob as leis brasileiras, e a representação institucional dos seus interesses junto às autoridades públicas e outros organismos, nacionais e estrangeiros. Além de promover parcerias entre filiados, realiza encontros para debate de temas de interesse das empresas associadas, estabelece rumos, zela pela difusão e prática da conduta ética nas relações de mercado, e perante a sociedade, desenvolve programas de fomento e apoio à atividade.
A regional gaúcha da Assespro promove ainda programas de benefícios de todos os segmentos que representa, sendo eles: Software, Hardware, Treinamento, Assessoria, Consultoria e Serviços de Informática. E para atingir tais objetivos, busca convênios, parcerias e projetos de operação em consórcio para serviços, treinamento, hardware e software. A instituição é engajada no Programa Nacional de Exportação de Software, Softex2000, que proporciona apoio para capacitação tecnológica e comercial em nível nacional e internacional das empresas.
