22 C
São Paulo
23 de dezembro de 2024

Assespro-RS e o Programa Nacional de Softwate e TI

Reunião no MCTI leva presidente da entidade a elogiar diretrizes do plano
O presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), Reges Bronzatti, o presidente da Assespro-DF, Luiz Maria de Ávila Duarte e Jeovani Salomão, Vice-Presidente de Articulação Política da Assespro Nacional, participaram de reunião com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação . Também estiveram no encontro, outras entidades nacionais, representativas do setor no Brasil, para discutir o novo Programa Nacional de Software e Tecnologia da Informação (TI). Após críticas às primeiras informações do Programa, o MCTI chamou os descontentes para as devidas explicações e adequações do que será lançado no próximo dia 20, em São Paulo. De acordo com Bronzatti, o programa, como foi apresentado, estimula a tecnologia nacional e tende a fomentar a indústria brasileira de TI, mas há a preocupação com a implantação. “Após o alinhamento com o MCTI, o programa tende a ser positivo para as empresas nacionais de software, no que se refere ao direcionamento, mas tememos pela dificuldade de alinhamento com outros Ministérios, já que a condução principal será do MCTI, enquanto a garantia de sucesso da implementação dependerá de Ministérios como Planejamento, Fazenda e Educação, já que serão muitas frentes abertas”, explica o presidente da Assespro-RS.
A Assespro enviou 12 propostas para colaboração com os ajustes, mas não foi chamada inicialmente para discutir o Programa e veio a público reclamar depois que algumas notícias na imprensa davam conta de que o mote do plano seria a atração de empresas internacionais com foco na exportação de software. Depois disso, houve o convite para a reunião. O presidente da Assespro-RS, destaca que é uma iniciativa ousada, com metas amplas e que ajudam a resolver alguns problemas estruturais do setor de software brasileiro e completa. “Como ainda não é definitivo e sujeito a avaliação das entidades em vários pontos, a possibilidade de postergar o lançamento ainda existe”, explica Bronzatti.
Assespro-RS
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), foi fundada em 1979, com o objetivo de representar em nível nacional o setor de informática do Rio Grande do Sul.