O perfil das feiras mudou e na Tecnologia essa transformação foi ainda mais expressiva e intensa. Não há mais tempo para empresas esperarem pelo evento para lançar produtos. Assim, os participantes vêm em busca de network, discussões de temas relevantes, informação e atualização. A Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional) trouxe à BITS – Business IT South America, que ocorreu de 13 a 15 de maio, no Centro de Eventos Fiergs (Federação das Industrias do Rio Grande do Sul), representantes de todas as regionais, para debater ações que atingem o setor tecnológico. Entre os temas tratados, destacam-se a ação judicial referente a não contribuição ao Sistema “S”, desoneração da folha de pagamentos e o projeto do livro ‘Juntos Somos Mais, a ser lançado pela Entidade.
O presidente da Regional RS, Robinson Klein, discursou na abertura do evento representando o Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação (CETI), o qual também preside. “Esse evento congrega mais que a união de empresas. Reflete o resultado do esforço para contribuir para um ambiente de prosperidade à indústria tecnológica. O investimento em Tecnologia é a maneira mais fácil para que as empresas melhores a produtividade e se tornem mais competitivas.”, disse Klein. O presidente da Assespro-RS defendeu ainda a crescente relevância da TI para o alcance das metas de crescimento do Estado e do Brasil. “Dentro dos desafios que o Brasil tem para crescer, o aumento da produtividade é o principal, e tecnologia é seu maior aliado”, completou.
Estande Coletivo
A Assespro ofertou aos associados a possibilidade de levar à BITS seus produtos e serviços. Cigam, Ruá e MGS participaram da Feira no estande coletivo da Assespro Nacional. Para Adriano Bervian, gerente de Canais da Rede Cigam, participar da BITS em parceria com a Assespro proporciona relacionamento, conhecimento e atualização com as novidades do mercado de softwares e tecnologia. A empresa que este ano está apresentando a solução vertical voltada a empresas de serviços e TI, na qual busca atingir o mercado de Tecnologia da Informação com soluções direcionadas a produtividade do setor. “Nossas expectativas são grandes, pois em uma feira de nome como a BITS podemos conseguir grandes parcerias e trazer mais inovação para a Rede Cigam. Estamos lançando também o Cigam Boletos Pró, disponível na Apple Store e na Google Play, no qual hoje é possível ter controle total sobre as finanças pessoais, em qualquer lugar e a qualquer hora, isso tudo via smartphone”, diz Bervian.
Público especializado
Na avaliação dos representantes das empresas que participaram do estande coletivo, o público que circulou pelo Centro de Exposições da Fiergs não foi grande como o esperado, porém foram visitantes especializados, com interesse em fazer negócios e parcerias. “Fizemos bons contatos. Quem veio, veio sabendo o que queria. Não são aventureiros. É um público bem qualitativo”, comparou Eduardo Kley, da área comercial da MGS. Já Irineu dos Santos, gestor comercial da Ruá, mantém boas expectativas. “Não viemos para fechar negócios, mas sim com a expectativa de fazer contatos, ver parceiros, fornecedores, contatar clientes que também estão aqui”, destaca Santos.
Novo modelo de feiras tecnológicas
Roberto C. Mayer, vice-presidente da Assespro Nacional destaca que o simples fato de hoje existir evento de TI presencial é louvável. “É difícil no mundo todo. Grandes eventos desapareceram porque esse é um setor muito dinâmico. Ninguém mais espera para lança um produto em feiras, tradicional uso desses eventos pelas empresas, porque com a internet e disseminação da informação, não tem como você segurar um lançamento. A realização do Encontro das Assespro em Porto Alegre, durante a BITS é a representação simbólica do apoio da Entidade ao evento”, diz Mayer. Gerino Xavier, presidente da Regional Pernambuco/Paraíba segue nesse pensamento e enfatiza as atividades paralelas. “O congresso é fundamental. É a oportunidade de falar de tendência, de futuro tecnológico. Na estratégia das empresas, hoje a feira vem abaixo do congresso”, diz Xavier.
Assespro
A Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional) é uma entidade sem fins lucrativos, regida por seus Estatutos Sociais, criada com o intuito de representar, de forma distinta e empreendedora, empresas privadas nacionais produtoras e desenvolvedoras de software, produtos e serviços de tecnologia da informação, telecomunicações e internet. Fundada em 1976, a Assespro é a legítima e a mais antiga entidade empresarial do Setor. Ao longo dessas quase quatro décadas, a Assespro vem defendendo os interesses das empresas nacionais e a indústria nacional da tecnologia da informação.
Assespro-RS
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), foi fundada em 1979, com o objetivo de representar em nível nacional o setor de informática do Rio Grande do Sul. A entidade contribui para o fortalecimento de todas as empresas de tecnologia, regidas sob as leis brasileiras, e a representação institucional dos seus interesses junto às autoridades públicas e outros organismos, nacionais e estrangeiros. Além de promover parcerias entre filiados, realiza encontros para debate de temas de interesse das empresas associadas, estabelece rumos, zela pela difusão e prática da conduta ética nas relações de mercado, e perante a sociedade, desenvolve programas de fomento e apoio à atividade. A Assespro-RS promove ainda programas de benefícios de todos os segmentos que representa, sendo eles: Software, Hardware, Treinamento, Assessoria, Consultoria e Serviços de Informática. E para atingir tais objetivos, busca convênios, parcerias e projetos de operação em consórcio para serviços, treinamento, hardware e software. A instituição é engajada no Programa Nacional de Exportação de Software, Softex2000, que proporciona apoio para capacitação tecnológica e comercial em nível nacional e internacional das empresas associadas. (http://www.assespro-rs.org.br)