26 C
São Paulo
27 de julho de 2025

Assespro lidera Cúpula Ibero-Americana em Lima

Evento, realizado entre os dias 09 e 11 de janeiro, reuniu representantes de 16 países e membros importantes do governo Peruano

Com o objetivo de discutir e determinar as ações para o setor de TI no Peru e em outros países, aconteceu entre os dias 09 e 11 de janeiro, em Lima, a Cúpula Ibero-Américana, evento realizado pela ALETI – Federação Ibero-Americana das Entidades de Tecnologia da Informação, e liderado pela Assespro Nacional (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação).

Tendo como anfitriã a Associação Peruana de Produtores de Software (Apesoft), a cúpula contou com a participação de 16 países e membros do alto escalão do governo peruano, incluindo ministros.

Na assembleia, um dos pontos principais se deu pela a aprovação do relatório final do Observatório de Políticas Públicas da ALETI, comparando as políticas públicas de TI em diversos países. Na ocasião, também foi definida a necessidade de aperfeiçoar as regras de admissão de novas associações, devido ao crescimento da Federação entre entidades menores, verticais e de alcance geográfico limitado.

Ainda na reunião, foi aprovada a extensão do Censo da Assespro para todos os 19 países que compõem a ALETI e definido o calendário das próximas reuniões, sendo São Paulo, uma das sedes da cúpula em novembro.

Para encerrar a ocasião, foi lida a Declaração de Lima, que contém recomendações para o estabelecimento de políticas nacionais de TI, em particular no Peru, porém válidas para todos os países membros da ALETI, sendo eles Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.