Consultoria revela que 60% das companhias enxergam a tecnologia como uma das três prioridades para os próximos dois anos
A consultoria Bain divulgou uma pesquisa que aponta empresas têm investido cerca de US$ 5 milhões anuais na tecnologia, com uma média de 100 funcionários dedicando pelo menos parte de seu tempo à IAGen. Entre as corporações de grande porte, cerca de 20% estão investindo até US$ 50 milhões por ano e que 87% das companhias afirmam que já estavam desenvolvendo, pilotando ou implantando essa tecnologia, seja em desenvolvimento de código de software, atendimento ao cliente, diferenciação de produtos ou marketing e vendas.
Mais de 60% das organizações pesquisadas veem a IAGen como uma das três prioridades nos próximos dois anos. Contudo, apenas cerca de 35% têm uma visão claramente definida de como criar valor comercial a partir dessas inovações.
O levantamento aponta os cinco casos de uso mais efetivos até o momento: operações de vendas, desenvolvimento de código de software, marketing, atendimento ao consumidor e integração de clientes (onboarding). Já projetos em áreas operacionais e de RH parecem menos avançados.
“Como esperado, as empresas de tecnologia saíram na frente e já entenderam como a implementação da IAGen pode ser complexa. Tanto que, ao comparar as respostas de 2024 com a pesquisa de outubro de 2023, essas companhias estão hoje menos propensas a afirmar que seus dados e protocolos de segurança estão prontos para a implementação da IA generativa”, destaca Lucas Brossi, sócio e líder da prática de Advanced Analytics na Bain & Company da América do Sul. O especialista ressalta que, entre organizações de outros setores, estes níveis se mantiveram semelhantes em ambas as pesquisas.
De forma geral, a pesquisa revela que, em todos os setores, as empresas têm grandes expectativas para o valor que a IAGen pode agregar aos negócios e, por isso, estão investindo em talentos e outros recursos. Na busca por vantagens competitivas, muitas empresas já estão desenvolvendo suas próprias soluções, mas conforme as ferramentas de mercado melhoram e se tornam mais sofisticadas e específicas, é possível que a busca por soluções de mercado cresça.