O Projeto Aldeinha, uma proposta urbanística e artística em uma área de 17 quadrados na Marginal Tietê, próximo à Ponte Júlio de Mesquita onde, até janeiro do ano passado, existia a favela da Aldeinha, entra em uma nova fase e apresenta sua plataforma de comercialização de lotes virtuais, com o objetivo de viabilizar economicamente o projeto, que terá duração de, no mínimo, três anos e que contribuirá para a adoção de um novo conceito de modernização de áreas urbanas. O portal, onde é possível adquirir os lotes virtuais, já está disponível em http://www.bloomproject.org.br (clicar na marca ‘adote um bloom’).
O projeto conta com a transformação da área em um parque efêmero, decorado por flores e plantas, com a participação dos ex-moradores da antiga favela a partir da capacitação em profissões de jardineiros e marceneiros. As mais de 500 famílias que habitavam o local foram alocadas para outros bairros, como Itaim Paulista e Água Branca, o que já estava previsto antes da concepção do Bloom Project Aldeinha.
Os 17 mil lotes virtuais do novo parque serão comercializados pelo preço mínimo de R$ 100 e o valor arrecadado contribuirá para a viabilidade econômica do projeto. Cada pessoa ou empresa que contribuir com a iniciativa, a partir da compra de um lote, ganhará uma fotografia numerada e assinada pelo artista Jean Paul Ganem, autor da obra.
Várias empresas já estão apoiando o projeto, entre elas a Dedalus, que ficou responsável pelo desenvolvimento do portal de compras dos lotes virtuais, com todas as regras de segurança necessária para garantir a participação do investidor no Bloom Project Aldeinha. O projeto busca novos patrocinadores, mas pelo menos dois estão confirmados: Kraft Foods e Comgás.