19.9 C
São Paulo
1 de novembro de 2025

AI aumenta a produtividade, mas o estresse das equipes também sobe

Estudo da Upwork revela que 62% conseguem ver como o uso diário da IA ​​se alinha com os objetivos da empresa.

De acordo com o estudo da Upwork “From Tools to Teammates: Navigating the New Human-AI Relationship“, 64% dos funcionários em tempo integral relatam os maiores ganhos de produtividade com a IA, mas 88% dos entrevistados que experimentam um ganho de produtividade por meio da IA ​​também afirmam estarem esgotados.

Cerca de 62% alegam ser incapazes de ver como o uso diário da IA ​​se alinha com os objetivos da empresa. Como resultado, constatou-se que esses funcionários eram mais propensos a pedir demissão do que os trabalhadores menos produtivos que não usam IA regularmente.

A pesquisa ouviu 2.500 trabalhadores globais e executivos de alto escalão e aponta os prós e contras dos aumentos de produtividade da IA. No geral, houve um aumento de 40% na produtividade com a tecnologia, o que se deve em grande parte ao tempo que os funcionários tiveram para experimentar a ferramenta (30%), melhorias contínuas do produto (25%), qualificação autodirigida (22%) e treinamento apoiado pelo empregador (22%).

Confiando mais na IA do que nas equipes.

Mais de dois terços dos usuários de IA de alto desempenho admitiram confiar mais na IA do que em seus colegas de trabalho. Usuários de IA de alto desempenho afirmam que isso ocorre porque “a IA é mais educada e empática” do que seus colegas, o que os leva a reavaliar o que é “trabalho em equipe”.