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27 de setembro de 2025

Adobe derruba fronteiras do marketing durante o Summit 2015

A companhia lança duas novas soluções de marketing, além de apresentar novidades da área para dispositivos móveis, vídeo e Internet das Coisas

A Adobe deu início ao Summit 2015, a maior conferência de marketing digital do país, apresentando suas invocações em várias áreas da Adobe Marketing Cloud. Os destaques do evento incluem avanços em marketing móvel e desenvolvimento de aplicativos, a influência de inteligência de marketing no design de produtos e a Internet das Coisas (IdC) e a fusão das tecnologias de marketing e publicidade.  A companhia também lança duas novas soluções para a Adobe Marketing Cloud — Adobe Primetime, a maior plataforma de transmissão de TV conectada em qualquer tela, e o Audience Manager, a plataforma de gestão de dados da Adobe que está crescendo rapidamente – além de novos recursos para o  Adobe Campaign e Adobe Analytics.

O CEO da Adobe, Shantanu Natayen, e o Vice-Presidente Sênior de Marketing Digital da Adobe, Brad Rencher, explicaram ao lado de outros palestrantes, que não têm medo de arriscar e que estão quebrando barreiras do marketing digital. Os palestrantes incluem os alpinistas que conquistaram o El Capitan em escalada livre, Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson; o especialista em estatísticas, Nate Silver;o autor Michael Lewis; Lauren Bush Lauren, fundadora da Feed.org; o quarterback da Galeria da Fama, Steve Young, e o candidato ao Oscar, Michael Keaton.

“O marketing é a peça chave para a transformação digital das maiores marcas, agências e empresas de mídia do mundo”, disse Brad Rencher, vice-presidente sênior e gerente geral de Digital Marketing  da Adobe. “Hoje, o marketing tem se movido bem além do seu departamento de marketing e transformando a forma como as empresas organizam e se envolvem com clientes em cada ponto de contato. Com uma visão mais completa do cliente, as experiências digitais estão começando a mudar nosso jeito de comprar, abrir a porta do quarto do hotel, interagir com nossos carros e comprar refrigerantes de máquinas de venda automáticas”.

Duas Novas Soluções

O Adobe Audience Manager e o Adobe Primetime agora fazem parte da Adobe Marketing Cloud. O Audience Manager oferece novos recursos para capturar mais informações sobre o caminho trilhado pelo cliente, e inclui o novo Audience Marketplace para a compra e a venda de informações anônimas de audiências, e identificação cruzada de dispositivos que aproveite da autenticação do usuário para direcionar peças de marketing personalizadas para pessoas que dividem um único dispositivo em casa. 

Para os profissionais de marketing e publicitários, o Adobe Primetime, a maior plataforma de transmissão de TV para qualquer tela conectada,  usada pela NBC Sports, Comcast, Turner Broadcasting, Time Warner Cable e outras companhias, permite importar dados de audiência próprias e de terceiros para o Audience Manager e direcionar campanhas publicitárias para segmentos específicos do seu público. Com limites de frequência que levam em conta todos os dispositivos utilizados por cada consumidor, as companhias de mídia podem entregar anúncios personalizados em várias plataformas e garantir que os usuários com mais de um dispositivo não serão receberão o mesmo anúncio além do número de exibições previsto. 

Marketing para a Internet das Coisas

Com a Adobe Marketing Cloud, é possível ampliar o impacto das campanhas de marketing usando novos pontos de interação, como wearables e dispositivos da Internet das Coisas (IdC). O Adobe Experience Manager Screens e o Adobe Target oferecem experiências altamente personalizadas em espaços físicos, como lojas de varejo e quartos de hotel, e permitem otimizar o conteúdo de marketing em qualquer dispositivo da IdC. Com o novo SDK IdC, é possível medir e analisar a interação do consumidor em qualquer dispositivo, e os novos recursos de Localização Inteligente permitem usar informações do GPS e iBeacon para otimizar a presença física da marca.  

Durante o Summit, marcas, como Starwood e Under Armour, que utilizam a Adobe Marketing Cloud para criar experiências personalizadas no mundo físico, serão destacadas.  A Starwood demonstrará a experiência personalizada que desenvolveu e implementou em seus hotéis, como o SPG Keyless, uma tecnologia para membros da Starwood que permite realizar o check-in e acessar ao quarto com apenas um smartphone. A Under Armour apresentará sua abordagem inédita para o design de roupas usando a nova tecnologia do Adobe Experience Manager Screens. 

Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

As companhias sempre enfrentaram o desafio de integrar várias soluções de marketing móvel, lutando para oferecer várias ferramentas diferentes.  Hoje, a Adobe anuncia uma estrutura completa para aplicativos móveis que simplifica muito o ciclo de vida desses aplicativos – desde o desenvolvimento do aplicativo e aquisição de usuários até a análise do aplicativo e interação com o usuário.  Um novo quadro móvel no Adobe Mobile Services reúne tecnologias de aplicativos em toda a Adobe Marketing Cloud, para eliminar a dependência das empresas em uma variedade de soluções pontuais desconexas. Para complementar o Adobe Mobile Services, a Adobe permite que as marcas operem no ecossistema de parceiros para adicionar funcionalidades a seus apps. A empresa ampliou seu grupo de parceiros, adicionando seis fornecedores de tecnologia app top, que estão integrando suas ferramentas em framework de aplicações móveis da Adobe.

Tecnologia Publicitária e Tecnologia de Marketing

Os publicitários ainda enfrentam dificuldades com a compra programática de publicidade. Existe um foco muito grande em licitações em tempo real para anúncios on-line e os vários fornecedores de dados oferecem mecanismos de compra e faturamento diferentes.  Hoje, a Adobe anuncia uma solução que combina um novo motor algorítmico e aprimoramento do Audience Core Services para unificar a seleção de audiência, compra, dados e faturamento em uma única plataforma.  A solução inclui informações sobre audiências e comportamento de várias fontes (como a Internet, aplicativos móveis e sistemas CRM), automatiza a execução de campanhas de mídia pagas por meio do Adobe Media Optimizer e permite usar os mesmos segmentos de audiência para campanhas próprias e conquistadas para garantir uma experiência consistente. Ao integrar a compra programática originalmente, Adobe leva o mercado para o profissional de marketing e permite experiências de consumo consistentes em todos os canais.

Adobe Campaign Standard

Hoje, a Adobe também anunciou o Adobe Campaign Standard, que oferece emails mais contextuais, integrados e coordenados como parte de uma estratégia de interação com clientes em tempo real.  O novo produto inclui integração nativa com a Adobe Marketing Cloud e uma nova interface móvel para criar e administrar campanhas de email em qualquer dispositivo.  

Adobe Analytics

O Adobe Analytics apresentou vários recursos novos, incluindo o Contribution Analysis, uma solução para os profissionais de marketing que ajuda a entender anomalias em milhões de pontos de dados, e o Customer Attributes, um novo recurso que importa dados de sistemas CRM ou qualquer outra fonte de dados corporativos on-line ou off-line que inclui um identificador único do cliente.

Hoje, dia 11 de março, haverá a transmissão online diretamente do Summit, do meio-dia às 14h (horário de Brasília).