Empresas, Universidades e Instituições de Pesquisa realizarão atividades gratuitas com objetivo de difundir os benefícios que a Geografia tem trazido para o desenvolvimento do País
Estabelecido como o Dia Mundial da promoção e disseminação da importância que os estudos e as aplicações em Geografia geram à sociedade, o GISday 2013 – uma iniciativa da National Geographic Society e apoiado pela Imagem / Esri – acontece na semana entre 18 a 22 de novembro e será marcado por diversas iniciativas pelo Brasil. Universidades como a Federal do Rio Grande do Sul, do Ceará e a UNICAMP, além de empresas, instituições de pesquisa e até mesmo as prefeituras do Rio de Janeiro e de Pinhas/PR farão atividades educativas em função do dia.
Em crescente utilização no País, os Sistemas de Informação Geográfica (GIS, na sigla em inglês – que dá o nome à data) têm sido ferramenta fundamental para diversos órgãos e empresas, públicos e privados, de diveros setores da economia como saneamento, energia elétrica, segurança pública, óleo & gás, saúde e educação, permitindo alcançar a Inteligência Geográfica nos seus processos de negócio.
Incentivar o uso de geotecnologias em universidades, organizações e até mesmo na comunidade é uma das premissas do GISDay, assim como promover os benefícios da Geografia para a sociedade e integrar os profissionais que utilizam o Geoprocessamento. No Brasil, a data é coordenada pela Imagem, empresa brasileira representante oficial da americana Esri, fabricante do ArcGIS (Plataforma completa para análise de informações geográficas mais utilizada no planeta).
Veja abaixo algumas ações para o GISDay 2013 no Brasil, confira a lista completa no site oficial: http://www.img.com.br/SitePages/gisday2013.aspx
Rio de Janeiro/RJ
O Instituto Pereira Passos (IPP), vinculado à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e dedicado ao tratamento, produção e divulgação de informações estatísticas por meio de mapas, realizará um dia de palestras. No período da manhã, as palestras serão destinadas aos integrantes das outras secretarias da prefeitura que poderão conhecer mais sobre o uso do GIS no Projeto Turno Único nas escolas municipais do Rio, nas ações da Unidade de Polícia Pacificadora e os primeiros resultados do Mapeamento Rápido Participativo. À tarde, as apresentações serão abertas ao público em geral com intuito de dar visibilidade dos trabalhos da Prefeitura aos cidadãos.
Data: 19/11, das 9h30 às 18h
Local: Auditório do IPP (Rua Gago Coutinho, N° 52 – Laranjeiras – Rio de Janeiro)
Pinhais/PR
A Prefeitura de Pinhais fará palestras para divulgar os trabalhos desenvolvidos com a tecnologia GIS pelo terceiro ano seguido, em evento gratuito e destinado a toda comunidade profissional (analistas, desenvolvedores e usuários).
Data: 21/11, das 8h às 17h
Local: Auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann (Rua 22 de abril, 305 – Centro – Pinhais – Paraná)
Manaus/AM
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará um dia de palestras para divulgar os trabalhos desenvolvidos com a tecnologia GIS. A iniciativa apresentará o uso do GIS na Educação e em ações voltadas à saúde.
Data: 22/11, das 8h às 12h
Local: Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas – EST/UEA (Av. Darcy Vargas, 1.200 – Parque Dez – Manaus)