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São Paulo
22 de dezembro de 2024

A jornada da transformação digital é fundamental para o agronegócio

<p>”O agronegócio global terá que alimentar nos próximos 30 anos um contingente adicional de mais de dois bilhões de pessoas. Esse cenário exercerá uma demanda adicional sobre os meios de produção, em um contexto de crescentes exigências dos consumidores, em relação à forma como o alimento é produzido”, aponta a sócia.</p>
<p>Ainda de acordo com Giovana, a disponibilidade de terra e água, com a ampla adoção de tecnologias biológicas e físicas, coloca o Brasil na liderança da exportação líquida de alimentos no mundo. “As tecnologias digitais serão alavancas adicionais de geração de valor e competitividade para impulsionar o contínuo crescimento do agronegócio brasileiro”, complementa.</p>
<p>Segundo a sócia da KPMG, entre as soluções da era digital de disseminação no agronegócio estão a automação e robótica, internet das coisas, inteligência artificial, blockchain e big data e todas podem ser aplicadas “dentro da porteira”, ou “além da porteira”. “Quando as tecnologias são aplicadas “dentro da porteira” tornam-se alicerces para a construção das chamadas “fazendas inteligentes” que se caracterizam por processo com grau de integração e automação. Já as tecnologias utilizadas “além da porteira” são essenciais para a redução dos custos de transação e para criação de novos paradigmas de confiança com o consumidor final”, explica a sócia.</p>
<p>Com relação à era digital abrir portas para a transformação de conteúdo digital em conhecimento, Giovana explica que esse processo será fundamental para alimentar as máquinas inteligentes do futuro e para gerar percepção de valor sobre oportunidades inexploradas, inclusive de novos negócios. “Já é recorrente entre os líderes do agronegócio a visão do valor dos dados extraídos digitalmente para setor. Na pecuária, por exemplo, já existem tecnologias que coletam dados sobre consumo de alimentos e água, assim como, emissão de gases do efeito estufa. A geração, cada vez mais intensa, de dados e informações, traz a necessidade de novas tecnologias de informação e comunicação, propiciando um círculo virtuoso de geração de valor para as empresas e para o setor”, finaliza.</p>