21.7 C
São Paulo
21 de novembro de 2024

Criado o Selo de Prevenção a Fraudes contra o sistema financeiro

A iniciativa da CNF e Febraban visa fortalecer o combate contra as tentativas cada vez mais complexas de fraudes e golpes digitais

A Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), criou o “Selo de Prevenção a Fraudes”, uma iniciativa do setor financeiro para fortalecer a integridade das operações no Brasil.

O selo nasce como uma medida proativa para certificar e reconhecer as instituições financeiras que se destacam no cumprimento de rigorosos requisitos de prevenção, repressão e conscientização sobre atos criminosos dessa natureza.

“A certificação visa garantir que as instituições adotem as melhores práticas do mercado, assegurando um ambiente mais seguro para os consumidores. A CNF, responsável pela governança do selo, trabalhará em parceria com uma consultoria especializada para realizar a avaliação das instituições candidatas, garantindo imparcialidade e rigor técnico no processo”, afirma Rodrigo Maia, diretor-presidente da CNF.

Nesta primeira etapa, 17 instituições financeiras serão certificadas. Os demais bancos estão em processo de avaliação pela consultoria.

“O tema da prevenção a fraudes é uma diretriz prioritária da Febraban. Nossos associados promovem um trabalho ininterrupto no processo de conscientização e esclarecimentos da população, além de investirem anualmente cerca de R$ 4 bilhões em sistemas de segurança da informação para garantir a tranquilidade de seus clientes em suas transações financeiras cotidianas”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

As tratativas para a definição do Selo de Prevenção a Fraudes começaram em 2023. Além da Febraban, a Zetta – associada à CNF que reúne instituições digitais -, e outras instituições financeiras definiram conjuntamente os requisitos necessários para a certificação. A governança do selo ficou sob a liderança da CNF, com o objetivo de expandir sua adoção por outras instituições de pagamento.

Benefícios do Selo de Prevenção a Fraudes

O selo atesta que a instituição financeira possui processos eficientes para prevenir fraudes e conscientizar seus clientes sobre os riscos, e deverá estar em toda comunicação da instituição com o seu cliente. As instituições certificadas demonstram alinhamento com as melhores práticas de mercado, cumprindo as exigências legais e os padrões da autorregulação em áreas como:

  • Prevenção e mitigação de fraudes e golpes;
  • Cooperação e parcerias externas para combate a fraudes;
  • Gestão de risco transacional e governança de segurança;
  • Conscientização e divulgação sobre prevenção de fraudes;
  • Procedimentos rigorosos para a abertura de contas.

Para obter o selo, as instituições interessadas devem formalizar o pedido junto à CNF. O Selo de Prevenção a Fraudes tem validade de 12 meses e poderá ser renovado após uma nova avaliação.

Veja os 17 bancos que receberam o Selo de Prevenção a Fraudes:

Banco BMG
Bradesco
Caixa Econômica Federal
Banco C6 Bank
Banco Cooperativo Sicredi
Banco Cooperativo Sicoob
Daycoval
Banco do Brasil
Banco Inter
Itaú Unibanco
BS2
Banco Pan
Banco Safra
Santander
BTG Pactual
BV
Banco XP