22 de dezembro de 2024

Nova metodologia revela que a audiência vai além do contorno protegido das emissoras de rádio

A Nextdial, em parceria com o Eduardo Cappia, profissional especialista em sistemas irradiantes FM, diretor e conselheiro da SET – Sociedade de Engenharia de Televisão, e diretor da EMC – Solução em Telecomunicações, anuncia uma nova metodologia que combina os dados do sistema Mosaico da Anatel, com a cobertura da irradiação e dados do IBGE para demonstrar a cobertura dos setores censitários com a audiência das emissoras.

A nova modalidade, chamada de Abrangência Real do Rádio, demonstra com alto grau de precisão os setores censitários cobertos pela transmissão terrestre e o potencial máximo de audiência da emissora, possibilitando ao gestor artístico conhecer os perfis sociodemográficos dos grupos de ouvintes nas áreas rurais e urbanas, incluindo delimitar os domicílios.

Eduardo Cappia explica que esta parceria exemplifica o compromisso contínuo da EMC e Nextdial em valorizar o meio rádio para gerar mais oportunidades de negócio e impulsionar a entrega de conteúdo de qualidade para os ouvintes. “Este trabalho combina o know-how da Nextdial com um novo modelo de demonstração da cobertura de audiência do contorno protegido, em níveis seguros e de intensidade acima de 50 dBuV/m, com manchas que preservam recepção no co-canal e canal primeiro adjacente. O rádio tem muito a ganhar com esta nova metodologia”, afirma.

A metodologia Abrangência Real do Rádio considera a complexidade do território brasileiro, que conta com 452.338 setores censitários distribuídos pelos 5.568 municípios para realizar a combinação de múltiplas fontes de dados para produzir informações mais consistentes, precisas e úteis do que as fornecidas por quaisquer fontes de dados individuais, uma vez que as condições de recepção podem variar significativamente.

A precisão e a eficácia na avaliação de cobertura do sinal terrestre alcançam um nível sem precedentes, segundo aponta Thiago Fernandes, CEO da Nextdial. “Seja para um projeto de rede de rádios, um trabalho individualizado de expansão da audiência regional ou para valorizar os preços em função de uma audiência maior, com essa metodologia, que combina pesquisas, estudos e dados, as emissoras agora possuem uma poderosa ferramenta estratégica ao seu alcance”.