<p>No levantamento, produzido em parceria com a Booz & Company, a entidade destaca ainda que as Olimpíadas, em Londres, este ano, terão forte impacto na consolidação da tecnologia, que permite, entre outras coisas, o pagamento móvel de forma segura.<br /> <br />O relatório sustenta que o uso da NFC nos celulares é o melhor caminho para a população brasileira que ainda não tem acesso aos serviços bancários. Isso porque para uma grande parcela da população, a capacidade de ter cartões armazenados em seus telefones para facilidade de pagamento é uma opção muito mais atrativa do que ter que viajar longas distâncias regularmente para usar agências bancárias e caixas eletrônicos.</p>
<p> </p>
<p><br />Além disso, consumidores da classe média brasileira também são cada vez mais propensos a adotar a NFC devido à sua capacidade para integrar a proposição central de valor com outros produtos de consumo digitais, tais como a fidelidade, mídia social, e os serviços baseados em localização (por exemplo, cupons).<br />Vale lembrar que a NFC é uma tecnologia que permite a dois dispositivos sem fio – que estão a alguns centímetros de distância entre si – transferir pequenas quantidades de dados de forma segura. Esta tecnologia viabiliza pagamentos de bens e serviços como bilhetes de transportes, tickets de entretenimento e identificação, transformando o celular em uma carteira móvel.<br /> <br />Varejo – O estudo aponta que benefícios concentram-se na forma como a NFC pode aprimorar o relacionamento dos varejistas com seus clientes e ter mais eficiência em suas margens de custo. Estimulando o volume de transações por meio da segmentação da distribuição de cupons e análise de dados avançada, a NFC pode aumentar os canais de vendas existentes no setor de varejo promovendo aumento das vendas por varejista, maior capacidade de atingir os consumidores no ponto de decisão, experiência de usuário sem rupturas, melhoria dos dados em torno de segmentação de clientes e análises de vendas e ferramentas de segmentação de mercado que otimizam campanhas de vendas.<br /> <br />Além de estimular o volume de transações, a NFC tem o potencial de compensar os custos operacionais do varejo. Centrado sobre os custos associados com formação de filas, existência de fraude e manipulação de dinheiro, a NFC tem o potencial de criar eficiências operacionais, como: redução das filas devido à redução de tempo no check-out, diminuição dos custos operacionais decorrente da menor necessidade de pessoal, redução de fraudes devido a um uso maior de autenticação e auditoria, maior conscientização do consumidor em relação ao roubo de handsets e redução do manuseio de numerário pela mudança de pagamento físico para eletrônico.<br /> <br />Com os custos de implementação concentrados principalmente em upgrades de pontos de vendas, o benefício direto para os varejistas pode ser significativo, desde que haja suficiente escala e infraestrutura para transações NFC no mercado.<br /><br />Fonte: GSM Association</p>