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23 de dezembro de 2024

Vendas no e-commerce crescem e apontam para a tendência do omnichannel

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<p>E quando avaliamos os negócios do varejo de moda e têxtil, a consultoria DOM Strategy Partners afirma que 67% das empresas deste segmento vão focar suas atuações digitais em lojas virtuais, tendo um incremento de aderência na casa dos 5% em relação ao ano passado.</p>
<p>São números expressivos, que trazem consigo a necessidade da operação online se integrar à loja física para fomentar a inovação do varejo. O conceito de multicanalidade tem como desafio sentir na pele o dia a dia da dinâmica de operar em uma loja física integrada à virtual. Isso permite identificar pontos de melhoria na tecnologia de integração, bem como nos processos omnichannel.</p>
<p>É um a iniciativa que envolve não somente a tecnologia, mas o treinamento e o acompanhamento tanto da equipe, como do backoffice da loja, que abrange estoque, logística e questões fiscais, entre outros pontos.</p>
<p>Ter uma ferramenta que integre todas as informações das operações física e digital promove não só a ampliação das vendas, mas também o avanço no processo de compra do cliente.</p>
<p>É uma via de mão dupla. À medida em que os lojistas que têm atuação regional melhoram a visibilidade de suas marcas e expandem seu território de atuação, realizando vendas em todo o Brasil, os clientes têm mais comodidade e acesso ao realizar compras por meio da versão virtual.</p>
<p>Este é o momento de apoiar os lojistas na presença virtual por meio do e-commerce para, posteriormente, prepará-los para as novidades que virão em prol de uma jornada de compra mais assertiva acompanhada de uma experiência mais relevante.</p>
<p>Contudo, ainda há muita margem de melhorias nas lojas tradicionais, que resulta no estímulo em frequentar a loja física. O cliente deve ser priorizado em todos os pontos de venda, seja ele off-line ou online. E, para isso, a integração das tecnologias é primordial para suportar o autoatendimento em toda a cadeia de valor do setor, da indústria ao consumidor final.</p>
<p><em>(*) CEO SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista.</em></p>