<p style=”text-align: left;” align=”center”>E-mail marketing ainda é um dos canais mais eficientes para fidelização e com as novas tecnologias que têm surgido, tem se mostrado também cada vez mais eficiente para a primeira conversão de um cliente.</p>
<p style=”text-align: left;”>Ou seja, faz sentido estudarmos formas de como aumentar a performance desse canal se quisermos alavancar vendas. Profissionais de marketing que não estão dedicando no mínimo algumas horas por semana a trabalhar com e-mail marketing, com certeza estão perdendo excelentes oportunidades de ganhos.</p>
<p style=”text-align: left;”><strong>O que são e-mails automatizados?</strong></p>
<p style=”text-align: left;”>São aqueles enviados sempre que algum evento acontece ou quando um usuário atinge uma certa etapa de sua jornada como consumidor. Como eles são automáticos, no geral eles são enviados na hora mais apropriada para o usuário pois não necessitam de uma ativação manual e na prática isso costuma dizer melhores resultados.</p>
<p style=”text-align: left;”>Separamos 4 exemplos de campanhas com <a href=”https://br.getresponse.com/email-marketing/nossos-recursos/automatizacao-de-marketing.html”>e-mails automatizados</a> para vocês utilizar no seu negócio:</p>
<p style=”text-align: left;”><strong>1 – E-mail de boas-vindas:</strong></p>
<p style=”text-align: left;”>O melhor momento para você estabelecer um relacionamento com seu usuário é logo que ele se inscreve na sua newsletter. Se um usuário se inscreveu no seu site buscando informações ou dicas, por que não enviar um e-mail automático com uma coletânea das suas melhores postagens ou suas melhores ofertas?</p>
<p style=”text-align: left;”><strong>2 – E-mail transacional ou comportamental:</strong></p>
<p style=”text-align: left;”>Existem centenas de e-mails transacionais que você pode enviar: e-mails com o comprovante de uma compra, um aviso de que o produto foi enviado por correios, que o período de trial da sua ferramenta está acabando ou que o cartão cadastrado na sua plataforma está próximo do vencimento. Porém, você pode dar um passo a mais e pensar em campanhas automatizadas com base no comportamento do seu usuário. Se você é uma loja de vinhos e sabe que seu cliente compra apenas vinhos tintos franceses, por que não enviar uma oferta automaticamente alinhada com esses interesses toda segunda-feira? Se você sabe que seu cliente adora ler livros investigativos por que não oferecer algum desses automaticamente quando ele estiver a 30 dias sem comprar no seu site?</p>
<p style=”text-align: left;”><strong>3 – Alcance de metas:</strong></p>
<p style=”text-align: left;”>Um formato de e-mail que costuma ter muito sucesso é aquele parabenizando o usuário por ter completado algo ou por ter atingido um objetivo específico em seu site. Por exemplo, talvez ele tenha completado sua décima compra no ano, ou tenha sido a primeira pessoa a concluir um <a href=”https://www.tuacarreira.com.br/quais-sao-as-melhores-plataformas-de-cursos-online.html”>curso online</a> oferecido pelo seu site. No primeiro caso você pode enviar um e-mail de parabenização com um desconto para uma próxima compra, no segundo caso você pode enviar um certificado online junto de um convite para um outro curso complementar.</p>
<p style=”text-align: left;”><strong>4 – Campanhas em tempo real:</strong></p>
<p style=”text-align: left;”>Se você estiver pronto para um próximo nível, uma boa alternativa são e-mails em tempo real com base em comportamentos específicos do usuário. Por exemplo, você pode enviar um e-mail para pessoas que visitarem uma página específica do seu site, que deixaram um <a href=”https://br.getresponse.com/email-marketing/nossos-recursos/carrinho-abandonado.html”>carrinho abandonado</a> com produtos no seu e-commerce ou que navegaram em diferentes categorias do seu site, mas não tinham certeza do melhor produto para comprar naquele momento. Em todos esses casos você consegue enviar e-mails bastante assertivos e com alto potencial de conversão.</p>
<p style=”text-align: left;”>O ponto importante é ter certeza que você não está inundando sua audiência com e-mails. As vezes pode ser tão simples configurar esse tipo de campanha que acabamos exagerando e dando uma experiência ruim para o usuário.<br /><em><br />(*) Profissional de marketing digital na GetResponse, com experiência em SEO. Já atuou como gerente de SEO, copywriter e gerente de analytics. Trabalhou com grandes empresas na europa entre elas o Groupon e o British Council.</em></p>