<p>A possibilidade de acumular volumes massivos de informações de múltiplos canais, e a análise desses dados para conhecer os clientes e seus hábitos de comportamento, combinado com as técnicas avançadas de Machine Learning, Data Mining e de Graphos permitem às instituições financeiras desenvolver sua capacidade de entender os usuários e abordar, com sucesso, os atuais e potenciais clientes. Entre as melhorias que o uso do big data viabiliza na área de finanças, se destacam as seguintes:</p>
<p>· Análise das interações multicanal (Omni Channel), por exemplo, web e call center dos clientes que permitem entender como melhorar o site na web, afim de gerenciar mais negócios e aumentar a satisfação do cliente, ou entender os padrões de comportamento relacionado a certos eventos, definidos como relevantes.</p>
<p>· As empresas, ou companhias de serviços financeiros utilizam a tecnología para combater fraudes internas e externas.</p>
<p>· Diferenciação da competência por meio do uso estratégico da informação para antecipar e atender melhor as necessidades dos clientes. É possível se aproximar mais do cliente e dos produtos contratados.</p>
<p>· A realização de cálculos de custos e rendimentos, baseados em milhões de transações reais e aumento da rentabilidade do cliente.</p>
<p>· Melhora da exatidão e velocidade dos modelos de risco, otimizando níveis de solvência e rentabilidade dos bancos.</p>
<p>· Desenvolvimento de novos segmentos de clientes, baseados em comportamentos. Análise da geolocalização dos consumidores.</p>
<p>· Análise de Clusters e de afinidade de produtos, permitindo criar redes sociais entre os próprios clientes.</p>
<p>Como exemplo, os bancos estão mais atentos a conhecer e responder rapidamente aos acontecimentos da vida dos indivíduos. Por exemplo, se um cliente fizer um depósito significativo, o banco pode respondê-lo no dia seguinte com uma oferta específica para um depósito mais rentável, ou, se o cliente solicita um grande adiantamento do seu cartão de crédito, a entidade financeira pode oferecer uma via mais econômica para obter dinheiro físico, da próxima vez.</p>
<p>Concluindo, por meio da implementação de ferramentas de análise de dados proveniente de múltiplas fontes, que historicamente não foram descartadas, como a internet, dispositivos móveis e mídias sociais, os bancos podem revolucionar sua forma de se relacionar com os usuários, passando de um modelo de negócios centralizado no produto para um com foco no cliente.<br /><br />(*) Diretor da prática de Big Data para C&LA da Teradata<br /><br /><br /></p>