<br />
P&D é construída por LEGOS: pessoas LEGO, Centro de Pesquisas LEGO, artigos LEGO, Empresas LEGO etc. A criatividade desses LEGOS são constantemente colocadas juntas – sinergismo (Sinergia deriva do grego synergía, cooperação < sýn, juntamente com érgon, trabalho>. É definida como o trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função)<br />
– depois, novamente são separadas e, novamente reunidas até que a inovação LEGO aconteça.<br />
<br />
Em um Centro de P&D (ou em uma empresa) as forças/inteligências individuais podem ser conectadas LEGO, minimizando as desvantagens ou pontos fracos – eliminando silos/feudos (silo ocorre quando algo é concedido a alguém, por outro de poder, mas em troca de obrigações de fidelidade mútua: isso gera barreiras inter-intra organizacionais, enferrujando o LEGO) – e com isso podemos também atravessar os limites organizacionais (dos vários centros de P&D&I), conectando as forças/inteligências desses centros e, consequentemente provendo para todos, “interados” , valor considerável, compartilhado LEGO… . Os artigos que tenho publicado<br />
seguem esta linha LEGO inter organizacional.<br />
<br />
Notem também que as importantes capacidades de um centro de P&D são o gerenciamento e integração da informação e respectiva habilidade de inovar com essas, criando dentro das “interorganizacionalidade LEGO”. Com este conceito é gerado o “ relacionamento ganha-ganha”.<br />
<br />
Neste conceito LEGO, anti-SILO e anti-sinergismo, cria-se condições para que se desenvolva a habilidade da inovação, empreendedorismo e, acima de tudo, habilidade de se colocar luz em suas implicações de forma que outros, pesquisadores ou empresários, deixem espontaneamente de sua zona de conforto e produzam ações sobre… .<br />
<br />
O resultado dessa ação não produz efeitos espetaculares, mas sim, é conhecido como “revolução silenciosa”, e tem algumas conseqüências, positiva sobre você, seu ambiente (Sinergismo anti-silo, ganha-ganha: LEGO), como:<br />
<br />
1. P&D valoriza cada vez mais o conhecimento que recursos físicos: isto forma a base da economia do conhecimento (Impacto dos Sistemas de Informação na economia do Conhecimento);<br />
<br />
2. HOJE é preciso que os centros de P&D tenham/sejam colaboradores estratégicos ao invés de serem super-estrelas isoladas (amigas dos silos): Mundo LEGO e, <br />
<br />
3. Colaboração estratégica precisa ser uma atividade de gerenciamento continuo e não um exercício de planejamento anual. A estratégia precisa ser refinada na velocidade da própria “tática”: precisa ser em tempo real – por conseqüência, muitas vezes não se tem tempo de comunicar que este ou aquele resultado “definido” está sendo obtido: tendências LEGO.<br />
<br />
Sobre a forma/atitude das ações, as mesmas são pautadas pela “transparência”. Isto exerce profunda influência nos relacionamentos e, se transgredimos a transparência, estamos “fritos”, pois o mundo da Internet (onipresença: MUNDO LEGO), se incumbe do resto… .<br />
<br />
Portanto, é de forma transparente que as suas interações internas (sua empresa) e externas (seus parceiros de negócios, stakeholders etc.), devem acontecer: das atividades LEGO conduzidas nunca você poderá deixar qualquer dúvida não esclarecida – a transparência não nos permite esconder –. A “transparência interpessoal” deve ser sempre o seu ponto em contínuo desenvolvimento e vigília, e centrado no “Como Você Faz o Que Faz” (seu diferencial competitivo é este). Trata da transparência tanto na ação como no verbo: transparência ativa apresentada nas interações com os outros: daí seu resultado LEGOS será atingido.<br />
<br />
Por fim, não ter medo do fracasso? Sim, claro, sempre devemos respeitar qualquer medo, mas, mesmo em momento de crise não desista. Alguns fatores, dentro da perspectiva que estamos escrevendo, para o sucesso: perseverança, força, resistência e energia e muita ousadia. É claro que essas características não são nativas: são competências adquiridas ou ensinadas através de experiência prática.<br />
<br />
Para isto é preciso:<br />
<br />
1. Gerenciar de forma pro-ativa todas as expectativas (e ter força e correr riscos);<br />
<br />
2. Cultivar relacionamentos chaves em vários setores;<br />
<br />
3. Analisar de forma construtiva o que se propõe a fazer (regras, suposições, valores, informações existentes, grau de inovação e de ousadia do que se propõe etc.);<br />
<br />
4. Estabelecer conjunto de objetivos motivadores (realização inter e transpessoal – relacionamento ganha-ganha);<br />
<br />
5. Ação e atitude no momento certo (reuniões/conversas, pessoas chaves etc.);<br />
<br />
6. Definir claramente o símbolo de sua ação para uma mensagem convincente<br />
(transparência): o que você diz precisa estar consistente com sua conduta e estar em consonância com seu símbolo (quando existir);<br />
<br />
7. Finalmente, seja ágil, empreendedor e disposto a correr riscos.<br />
Rapidez/agilidade é o sangue vital na era da informação – é o mais poderoso aliado tanto para a vida pessoal como para a vida organizacional – . Notem a coerência disto com o conceito microeconômico diz que “… existe um equilíbrio entre Tempo, Qualidade e Custo que precisa ser conservado. Assim, se você quer mais de “UM”, é preciso sacrificar o “Outro”<br />
…” – Esta é uma formula segura, testada e provada. É o alicerce para muitas decisões que nós fazemos em nossas vidas pessoal e profissional – . <br />
<br />
PORTANTO, em se tratando de rapidez (vida melhor, com mais oportunidade e com mais significado), avance com zelo e cautela e certamente evitará o fracasso. Mas o medo sempre vai existir.<br />
<br />
(*) Centro de Pesquisas Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia.<br />
anterior