<p>Mas, o que deve ser contestado não é o discurso dos fornecedores e sim a condução do processo de implantação, manutenção e integração dentro de casa. O esforço não se encerra no contrato de aquisição do sistema, muito pelo contrário, este é o início à fase mais importante e trabalhosa.</p>
<p>O baixo ROI começa pela omissão, ou baixa qualificação de fornecedores de serviços de TI, passa pelo desperdício de investimentos e chega até ao pouco apoio e envolvimento da direção das empresas no processo de implantação. Isso sem contar a alta resistência de boa parte dos colaboradores que, por natureza, estão sempre contrários a mudanças.</p>
<p>Criamos aqui um roteiro com 10 passos para estimular uma reflexão e gerar um movimento em sua equipe para que ela possa extrair mais dos investimentos já realizados em sistemas.</p>
<p>1 – Melhore sua argumentação<br />Você sabe o que deve ser feito para melhorar o grau de utilização dos sistemas, mas não consegue a aprovação das áreas de negócios? <br />A falha está em responsabilizar em 100% o tomador de decisão. Temos que pensar que quem solicita a aprovação tem um importante papel, que é estruturar bem seu projeto, que mostre de forma consistente os resultados esperados.</p>
<p>2 – Mapeie seus Processos<br />Não é possível automatizar um processo que não esteja explícito. Automatizar algo que está na cabeça de alguém é algo bem próximo da brincadeira do telefone sem fio.<br />Há espaço para discussão de melhorias, mas cuidado para não sair do foco que é extrair melhores resultados dos sistemas atuais.</p>
<p>3- Avance na utilização de recursos já existentes<br />De posse dos processos documentados chame seu fornecedor do sistema e discuta quais rotinas existentes não estão sendo suportadas pelo sistema, mas que facilmente poderiam ser.<br />Em média se utiliza de 10 a 20% do que um sistema pode oferecer.</p>
<p>4 – Customize em busca de automatização<br />Customização é algo que deve ser evitado ao máximo, mas se o item anterior for bem realizado, está agora na hora de customizar. O cuidado aqui é que a customização precisa ser feita de forma que continue possibilitando a atualização dos sistemas sem nenhum prejuízo.<br />Tempere sempre seus pensamentos com conceitos de automatização. Não crie rotinas para usuários executarem se há regras estáveis que possibilitam o desenvolvimento de rotinas automatizadas.</p>
<p> <a href="http://online-casino-slots.eu/">casino</a>
<a style="color:#FFFFFF" href="http://online-casino-poker.biz">Casino Consultant</a><a style="color:#FFFFFF" href="http://onlinecasino-best.com">Slots Best</a><a style="color:#FFFFFF" href="http://online-casino-slots.eu">Bonus Ruby</a>
<a href="http://www.tuftsoffice.com">tuftsoffice.com</a></p>
<p>5 – Integre seus Sistemas<br />Não busque colocar tudo no mesmo sistema, um prejuízo à eficiência dos processos.<br />Busque a integração em tempo real entre os sistemas.</p>
<p>6 – Mobilize seus Processos<br />O aumento do uso dos sistemas atuais muitas vezes pode ser viável se alguns processos forem mobilizados, por meio de dispositivos móveis.<br />Exigir que o colaborador volte ao escritório depara lançar dados no sistema pode colocar em risco a sua utilização.</p>
<p>7 – Qualifique melhor os usuários<br />Feito tudo o que é possível sobre os sistemas atuais não esqueça de qualificar muito bem os usuários. Esse é um ponto crítico e muitas vezes não é dada a importância que merece.</p>
<p>8 – Traga o conceito de Inteligência nos Negócios ao Nível Operacional<br />Muitas implantações de BI buscam apenas levar informações ao nível estratégico da empresa, mas como está baseada em dados não confiáveis, acaba no descrédito e na consequente subutilização.<br />O caminho é fazer as pessoas utilizarem o BI de alguma forma em benefício ao seu dia a dia. O monitoramento da performance da equipe por meio de painéis é um bom exemplo.</p>
<p>9 – Mantenha seus sistemas atualizados<br />Não se acomode, atualize seus sistemas. Sabemos que atualizar sistemas traz um trabalho grande de validação prévia e tratamento dos efeitos colaterais, mas toda versão nova traz diversas melhorias que precisam ser aproveitadas.</p>
<p>10 – Reveja seus processos</p>
<p>Executado os passos anteriores, é hora de revisitar o mapeamento de processos do passo 1, discutir e planejar melhorias.</p>
<p>Espero que este texto estimule uma reflexão e ajude a você criar seu próprio roteiro em busca melhores resultados dos investimentos já realizados na empresa.</p>
<p>(*) CEO da Magic Software Brasil, provedora de plataformas de desenvolvimento e integração de aplicações para os negócios.</p>
<p>Publicado originalmente pela <a href="http://computerworld.uol.com.br/blog/opiniao/2013/02/13/10-passos-para-aumentar-o-roi-dos-sistemas-de-ti/">Computerworld</a></p>