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A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é o órgão regulador das atividades que integram o mercado de extração, industrialização e distribuição de petróleo e seus derivados no Brasil, sendo responsável pela regulamentação, contratação e fiscalização das atividades e execução da política nacional para o setor, englobando aproximadamente 120 mil agentes regulados, que são os distribuidores, postos de combustíveis, usinas de asfalto, GLP, exploradores de petróleo e transportadoras. Um mercado que movimenta 11% do PIB e que deverá crescer ainda mais a partir da exploração do pré-sal nas próximas décadas.<br />
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Para que suas atribuições sejam plenamente executadas, a ANP necessita que a sua infraestrutura de Tecnologia da Informação tenha a melhor gestão e que o seu funcionamento ocorra de modo ininterrupto. Para isso, a agência reguladora firmou contrato com a Dedalus, uma das principais empresas nacionais especializadas em outsourcing em TI, para a administração da sua infraestrutura, incluindo os serviços e pessoal de TI, suporte tecnológico às equipes operacionais, ao controle, à regulação e à fiscalização da indústria de derivados de petróleo do Brasil, garantindo o pleno funcionamento das atividades da agência. <br />
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A administração de TI também inclui a gestão e suporte para a continuidade operacional das aplicações de negócios, banco de dados, service desk e redes, monitoramento dos links de comunicação, permitindo que os mais de 1500 usuários distribuídos no escritório central no Rio de Janeiro, sua sede em Brasília, São Paulo e Salvador possam executar suas tarefas de forma eficiente e produtiva. <br />
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Outra função importante da Dedalus é o suporte à ANP Itinerante, um programa no qual a agência vai até as cidades para orientar as equipes em várias atividades, inclusive a de fiscalização. O trabalho consiste na gestão de todos os aplicativos e sistemas necessários para que a estrutura fiscalizadora da ANP se mantenha em atividade. A Dedalus treina e dá suporte aos fiscais para a <a href=”http://illinoisrunner.com/”>Buy Tramadol</a> utilização das aplicações e sistemas em cada uma das unidades da agência. “O entrosamento obtido entre as equipes da Dedalus e a ANP facilita solução de problemas”, destaca Adriano Ignatti, coordenador geral do núcleo de informática da ANP.<br />
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O outsourcing de TI mantido pela Dedalus para a ANP garante que o pessoal da agência reguladora esteja interligado a partir da utilização, em tempo real, das aplicações de negócios, banco de dados e redes em elevado nível de disponibilidade e de segurança. O departamento de TI (infraestrutura) da agência é composto por um time de 40 pessoas, gerenciado pela Dedalus.<br />
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“Desde quando a Dedalus assumiu a administração da infraestrutura de TI da ANP, conseguimos suprir todas as nossas necessidades da área e somos atendidos a qualquer momento, sem interrupção, uma vez que toda a equipe de infraestrutura de TI é diretamente subordinada à Dedalus, mas operando dentro das nossas instalações”, conta o coordenador.<br />
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“Para se ter uma ideia do valor do trabalho da Dedalus, todo funcionamento da nossa infraestrutura de TI, que deve operar de forma dinâmica para garantir a execução de todas as nossas obrigações, permitindo a troca de informações e comunicação entre a ANP e toda a cadeia da industria petrolífera no Brasil, que passa pela responsabilidade do serviço prestado pela Dedalus. É esta garantia de funcionamento, deste universo, que dá a importância do trabalho realizado pela Dedalus para a ANP”, destaca Ignatti.<br />
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Maurício Fernandes, presidente da Dedalus, comenta que a experiência da ANP com o outsourcing da administração da infraestrutura de TI com a Dedalus tem se mostrado altamente satisfatória e atende plenamente os objetivos da agência reguladora, que pode cuidar de suas atribuições legais sem se preocupar se a infra de TI terá alguma interrupção ou não. “Cada cliente tem suas particularidades, culturas, formas de usar tecnologia, necessidades de usuários e da alta direção. Na ANP conseguimos atingir nossos objetivos com integração, foco, experiência e muito planejamento” sintetiza Fernandes.
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Case originalmente publicado na revista TI Inside – Agosto de 2010 – Número 60. Aqui possui versão Equipe IT Portal.
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