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23 de dezembro de 2024

Banco BMG gerencia servi

Líder no mercado de crédito consignado, e recém completados 80 anos, o banco BMG tem no uso da tecnologia e de sistemas de ponta um de seus principais diferenciais para integrar uma rede ágil de serviços instalada em 100% do território nacional com 3.098 pontos de venda, 1.044 correspondentes bancários e 30 mil agentes, com 547 mil cartões de crédito ativos. <br />
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Para garantir que toda essa tecnologia esteja disponível 100% do tempo com altíssima performance para os clientes e correspondentes, a instituição financeira passou a contar com a solução Webfeel, um serviço de monitoração que assegura e melhora a qualidade das aplicações web, baseado em componentes como monitoração de performance e disponibilibidade, que é oferecido pela Dimension Data – multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, desenvolvimento, suporte e gerenciamento de infraestruturas de TI.<br />
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Especializada no monitoramento da performance de websites, a solução vem sendo usada pela área de Tecnologia da Informação do BMG, desde o final do ano de 2009, para avaliar, em tempo integral e real, o funcionamento das plataformas do internet banking, do site institucional do banco, além do sistema utilizado para contato com os correspondentes bancários.<br />
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De acordo com Marco Aurélio Neiva Machado, coordenador de Sistemas do BMG, o banco tinha a necessidade de promover um monitoramento constante das aplicações consideradas de alta disponibilidade. “Com o serviço de Webfeel, conseguimos identificar qualquer problema de acesso, desde indisponibilidade dos sistemas, até lentidões. Mantendo todos os websites em funcionamento com alto desempenho, permitimos que o cliente utilize estes canais com mais eficiência”, afirma. <br />
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Machado ressalta também que, muitas vezes, a solução é utilizada de forma preventiva. “Com os relatórios de desempenho e disponibilidade fornecidos pelo Webfeel em mãos, conseguimos identificar rapidamente um possível problema de maiores dimensões e investigá-lo antes que ele efetivamente aconteça”, diz. O serviço de Webfeel dispõe de relatórios detalhados que mostram o passo a passo do acesso dos clientes em diferentes ambientes, incluindo a ocorrência de possíveis problemas durante a navegação, além de permitir, o acompanhamento de seu web site em tempo real, através de uma Dashboard onde são exibidos os indicadores de desempenho e disponibilidade de até as últimas 24 horas.<br />
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O Webfeel também vem sendo eficiente para que o BMG evite ataques de invasores em seus websites, o que representa um grande desafio para a maioria dos bancos. “Se o sistema identifica qualquer sinal de que uma página foi `hackeada`, como a descaracterização de um texto, por exemplo, o serviço nos avisa na hora, tanto via telefone, quanto SMS. A Dimension Data possui o Global Service Center (GSC) que contata os responsáveis pelos sistemas do banco, 24 horas por dia e 7 dias por semana, caso seja encontrado um problema de severidade alta”, explica Machado. <br />
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Ele destaca, ainda, a usabilidade da solução como um de seus pontos fortes. “O serviço da Dimension Data tem uma interface muito amigável e moderna, que permite a configuração rápida de todas as páginas que queremos monitorar. É um serviço muito eficiente”, completa. Após o sucesso desta primeira fase do projeto, a perspectiva é de que o serviço seja ampliado para outros sites de alta disponibilidade do BMG de forma gradual.<br />