<p>Atuante desde 1980 no grande ABCD, Mauá e Ribeirão Pires, em São Paulo, a Santa Helena Saúde atende 230 mil vidas, do total de 2,5 milhões de habitantes da região, sendo 14% de idosos e 27% entre 0 a 18 anos – maior faixa do público da operadora – que abrange hospitais, maternidade, pronto-atendimento, consultas e exames, todos em rede própria. Pensando na necessidade de ampliar a infraestrutura para acompanhar o crescimento da empresa, a Santa Helena Saúde investiu fortemente e renovou toda a área de tecnologia.</p>
<p>Segundo o Diretor de TI da Santa Helena Assistência Médica, Adriano Gliorsi, conta que, antes da reformulação, havia muitos problemas com as informações e confiabilidade dos dados, além dos elevados níveis de indisponibilidade. “O Plano Diretor, elaborado para suportar o crescimento da companhia de 160 mil para 230 mil vidas, contou com diversas modificações: desde infraestrutura básica de cabeamento de dados; estruturação de links e Data Center; adequação de processos e sistemas; implementação de governança e readequação de cargos e de salários. Foi uma mudança bem forte na estrutura!”, diz.</p>
<p>Entre as diversas mudanças, Adriano optou pelas soluções Citrix, conhecidas por ele há mais de 15 anos e implantadas em quatro outras empresas antes de ingressar na Santa Helena Saúde. “A companhia tinha três Data Centers: dois localizados em São Bernardo e outro em Santo André Atualmente a Santa Helena tem três hospitais e toda a rede de atendimento: as unidades eletivas e os PAs. Era complicado fazer a gestão disso, os servidores locais não estavam consolidados”, explica.</p>
<p>Segundo o executivo, a virtualização com o XenServer permitiu a consolidação de todos os ambientes dos três Data Centers em um único local. Ele também observou instituições consideradas modelos no segmento de healthcare nos Estados Unidos e percebeu que todos utilizam Citrix. “Os ganhos foram bem positivos, elevamos em torno de 40% de performance na época, pois a Citrix tem a questão do ‘encapsulamento’, como se fosse uma emulação, porque o processamento é tudo aqui e praticamente não depende da estação. Esse dado foi comprovado porque nós testamos também o ambiente sem as soluções da Citrix”, comenta.</p>
<p>Mesmo com todas as evidências de sucesso, o início da reestruturação passou por um período de descrédito devido aos grandes problemas de telecomunicações na região. De acordo com Adriano, o fato dos serviços Citrix serem sensíveis à latência de rede e oscilações foi essencial criar um sistema para suportar este período. Após a resolução destas questões, os benefícios da reformulação ficaram nítidos: “só no hospital temos aproximadamente 200 estações utilizando Citrix. Na primeira implementação tivemos uma redução de chamados em torno de 30%, porque com a emulação não precisa instalar mais nada nas estações e só isso já deu um belo ganho”, diz Adriano.</p>
<p>Esta, entre outras ações na base dados, foram essenciais para resolver problemas de inconsistência e informações duplicadas. A Santa Helena Saúde passou de 1,5 bilhões de registros para 700 milhões e hoje os sistemas estão todos relacionados Segundo Gliorsi, “o primeiro ano foi muito bom em gestão e administração. Tivemos uma redução de 30% em custos operacionais, porque foram desativados inúmeros servidores. Com esse trabalho nós conseguimos ter uma administração mais centralizada e eficiente”.</p>
<p>A implementação feita pela Add It Solutions durou cerca de seis meses, desde a parte de estudo e levantamento, e contou com 32 itens que cobrem toda a reestruturação do departamento de TI. Além do XenServer, o XenApp Platinum complementou o sistema, que possibilitou maior eficiência da área de Tecnologia da Informação. “A TI agora está aderente ao negócio, há área de segurança, infraestrutura, sistemas, ou seja, fizemos uma reestruturação do departamento e as soluções Citrix estão inseridas. Hoje nós temos a visibilidade de todos os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo departamento de Tecnologia, bem como o mapa de produtividade de cada um dos s profissionais. Após todo este trabalho de reestruturação agora a área de Tecnologia possui cerca de 2% do faturamento da empresa”, relata Gliorsi.</p>
<p>Novos investimentos</p>
<p>Com o objetivo de elevar ainda mais o padrão de atendimento, a Santa Helena Saúde está implantando o prontuário eletrônico, desenvolvido pela equipe interna de TI. O novo sistema abrangerá pacientes internados (já existente), em consultas eletivas e atendidos pelo PA. Além da automação do departamento de Cadastro com a Movimentação Online. A companhia esta em fase de implantação a virtualização de desktop com uso de biometria. “A ideia é melhorar segurança. Primeiramente, a tecnologia será implementada para 100% dos funcionários da Santa Helena e depois iremos para a área assistencial. É um avanço da tecnologia dentro da operadora!”, comenta Adriano.</p>
<p>Mais informações:<br />http://www.santahelenasaude.com.br<br />http://www.citrix.com.br<br />http://www.addit.com.br</p>