Com mais de 1 milhão de views, programa criado pela Valid Certificadora traz dicas importantes sobre a declaração e o uso de certificados digitais.
Os próximos episódios do programa Pode Contar! trarão dicas importantes para que os contribuintes agilizem sua declaração de Imposto de Renda. Com mais de 1 milhão de views, sendo 870 mil únicos o programa voltado ao mundo dos negócios com temas ligados a contabilidade e advocacia foi criado pela Valid Certificadora e vai ao ar no canal do Youtube da companhia desde março do ano passado.
Sobre o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), o programa contará com dois episódios com dicas importantes sobre a declaração deste ano, começando pelo fato de que, para este exercício, o prazo está mais curto: começou em 2 de março e vai até 28 de abril. O diretor geral da Valid Certificadora, Márcio Nunes, comenta que muita gente não dá a devida atenção ao assunto. “É sempre bom lembrar que, quando antes a declaração for feita, mais cedo acontecerá a restituição”, diz.
Outra dica importante trazida pelo Pode Contar! é o uso do e-CPF (Certificado Digital Pessoa Física) para o envio da declaração. “O uso do certificado traz agilidade, comodidade e segurança para as pessoas, além de outras vantagens, como a declaração pré-preenchida com o histórico da última versão, preenchimento online no site da Receita, mais rapidez na retificação dos dados e, claro, mais segurança na transmissão”, afirma Nunes.
O primeiro episódio traz ainda dicas sobre a organização dos documentos necessários para o processo de declaração. O segundo episódio vai tratar sobre as novidades incorporadas à declaração deste ano, como:
- O CPF dos dependentes com mais de 12 anos;
- A Declaração de Capital Brasileiro no Exterior, para quem tem patrimônio fora do País, e que deve ser feita até o dia 5 de abril;
- A obrigatoriedade, para quem participou do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária em 2016, de apresentação à CONFIRP das declarações de imposto de renda retificadas (2016 – ano base 2015).
O episódio traz ainda outras informações importantes sobre movimentação de bens, carnê-leão e gastos como pensão alimentícia, INSS de empregados domésticos e doações, heranças, empréstimos e consórcios. “O primeiro episódio estará disponível em nosso canal no Youtube a partir do dia 29 de março, e o segundo episódio em 05 de abril”, conclui Nunes.