· Parceria integra recente anúncio de novas soluções de manufatura aditiva da Stratasys com a Siemens para a indústria;
· Objetivo é fortalecer e expandir os benefícios da impressão 3D para toda a cadeia de valor da indústria;
· Industrias aeroespacial, automotiva e de ferramentas deverão ser beneficiadas em imediatamente;
· Stratasys Multi-axis Robotic Composite 3D Demonstrator integra os sistemas Siemens Motion Control hardware e PLM.
Mineápolis, MInesota (EUA), e Rehovot, Israel, 24 de novembro de 2016 — A Stratasys (Nasdaq:SSYS), empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, e a Siemens acabam de anunciar uma parceria formal para integrar a solução Siemens’ Digital Factory com as soluções de manufatura aditiva da Stratasys. A parceria pretende lançar as bases para que as duas empresas viabilizem a visão comum de incorporar a manufatura digital aditiva ao fluxo de trabalho tradicional das indústrias.
O objetivo é ajudar as industrias a adotar uma prática de produção universalmente reconhecida, que pode beneficiar empresas de diferentes setores, com destaque para aeroespacial, automotiva, de transporte, de energia e ferramental. Este anúncio também baseia-se em soluções Siemens “end-to-end”, recentemente anunciadas, que integram design digital, simulação e gestão de dados entre manufatura convencional e aditiva.
A Stratasys e a Siemens têm colaborado em múltiplos projetos que envolvem Integração do software Siemens NX™ com o CAD/CAM/CAE da plataforma de impressão Stratasys GrabCAD – permitindo um fluxo de trabalho similar ao design-to-3D print – e o recentemente lançado Stratasys Robotic Composite 3D Demonstrator, que incorpora o software de gestão de ciclo de vida de produto (PLM) da Siemens e suas tecnologias de controle de movimento e automação (CNC) para produzir peças de desempenho fortes e leves.
“A Siemens está entusiasmada con esta parceria com a Stratasys e com a oportunidade de ajudar os nossos clientes a adotar uma nova mentalidade de fabricação, que acreditamos resultará em melhores produtos, fabricados de maneira mais econômica e entregues de forma mais eficiente”, afirma Zvi Feuer, vice-presidente sênior de engenharia de software da área de Software PLM da Siemens. Ele acrescentou também que “a Siemens está empenhada na industrialização da manufatura aditiva com todas as suas vantagens únicas, incluindo produção de peças de geometrias complexas, produção sob demanda e personalização em massa. Isto porque esta relação ajuda a definir o caminho para a inovação e liderança continuada por meio da integração precisa das linhas de produtos e da colaboração contínua em soluções abrangentes de manufatura aditiva”.
Para Arun Jain, vice-presidente de Motion Control, da Siemens Digital Factory dos EUA, a capacidade e o comprometimento da Siemens com a visão de Indústria Digital, assim como sua estreita colaboração com a Stratasys, podem ajudar muitas indústrias a reduzir o tempo de colocação de seus produtos no mercado, obter maior flexibilidade nas operações e melhorar a eficiência nos fluxos de trabalho de forma horizontal (máquina-máquina) e vertical (da direção ao chão de fábrica).
Embora, ao longo dos últimos anos, a tecnologia de manufatura aditiva tenha feito grandes progressos, critérios adicionais são necessários para que conquiste espaço em ambientes de produção em grandes volumes, tornando-se tão comum quanto o CNC. O ideal é que estas soluções ofereçam desempenho operacional robusto, repetível e confiável com propriedades previsíveis em um amplo portfólio de materiais certificáveis para aplicações específicas e que são impulsionados por uma integração digital contínua do projeto à produção. Por isso, a Stratasys e a Siemens planejam enfrentar juntas este desafio. “Com nosso ecossistema de impressão 3D completo, com aplicações para os clientes que abrangem hardware e software, ofertas de materiais avançados e serviços de consultoria, a Stratasys está em posição única para ajudar as indústrias a incrementar a impressão 3D de forma a transformar seus modelos de negócios”, reforça Dan Yalon, Vice Presidente Executivo de Produtos da Stratasys.
“A Stratasys está entusiasmada em formalizar esta parceria com a Siemens e a vê como um importante catalisador para a industrialização da manufatura aditiva. Juntas, as nossas empresas estão unindo forças para criar uma base de tecnologia coesa e da melhor qualidade, capaz de contribuir para que os fabricantes que trabalham com grandes escalas e volumes, desfrutem dos benefícios da impressão 3D em ambientes de produção tradicionais. Acreditamos que o impacto sobre as práticas de produção começará mais cedo do que o esperado, em especial nas indústrias aeroespacial, automotiva e de ferramental, que devem ser as primeiras a se beneficiar”, conclui Yalon.
Próxima geração soluções de manufatura aditiva
A Stratasys e Siemens apresentam a nova geração de soluções de manufatura aditiva, o Stratasys’ Robotic Composite 3D Demonstrator. No núcleo do 3D Demonstrator está a tecnologia avançada de FDM (Fused Deposition Modeling) da Stratasys, sincronizada com um movimento complexo de múltiplos eixos. Esta tecnologia tem uma arquitetura multioperação extensível e escalável, que oferece flexibilidade para integrar a fabricação subtrativa, inspeção e verificação in-line e acabamento do produto. A engenharia de materiais da Stratasys é empregada para produzir estruturas que são otimizadas em termos de peso e desempenho. O resultado é uma nova abordagem de fabricação híbrida, que não é restringida pelas limitações tradicionais de lay-up composto ou de camada por camada devido aos requisitos de material de suporte da impressão 3D tradicional.
O novo fluxo de trabalho do Stratasys Robotic Composite 3D Demonstrator começa com o software NX da Siemens. Isto porque o NX permite que os designers criem as peças que serão produzidas no sistema, simulem e avaliem o projeto para a fabricação, assim como gerem e enviem todas as instruções de manufatura para a produção de peças. Ao longo do processo de fabricação, o desempenho é controlado e comunicado diretamente aos sistemas de gerenciamento de operações de fabricação. O resultado é um fluxo de trabalho contínuo de CAD para agilizar a produção dos produtos e garantir a qualidade da peça e sua rastreabilidade de ponta a ponta.
O controle de movimento Stratasys Robotic Composite 3D Demonstrator é conduzido pelo Siemens Sinumerik 840D sl CNC. A arquitetura aberta do controle de Sinumerik combina as forças de NC da Siemens com cinemática de robô flexível. A integração com as tecnologias de controle de extrusão da Stratasys para executar instruções de fabricação com a NX CAM, resulta em um alto grau de liberdade para a extrusão robótica em FDM.
A Siemens Digital Factory oferece um portfólio abrangente de hardware, software e serviços baseados em tecnologia integrados para apoiar as empresas de manufatura em todo o mundo, aumentando a flexibilidade e a eficiência de seus processos de fabricação e reduzindo o tempo de comercialização de seus produtos. O Siemens PLM Software, por sua vez, é uma unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division, Uma unidade de negócios da Divisão de Fábrica Digital da Siemens, que é um provedor global líder de software, sistemas e serviços de gestão de ciclo de vida de produtos (PLM) e gerenciamento de operações de fabricação (MOM) com mais de 15 milhões de licenças e mais de 140 mil clientes em todo o mundo.
Com sede na cidade de Plano, no Estado do Texas, EUA, a Siemens PLM Software trabalha em colaboração com seus clientes para fornecer soluções de software industriais que ajudam as empresas de diferentes países a ampliar sua competitividade de forma sustentável, tornando reais as inovações que importam. Para obter mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software, visite www.siemens.com/plm. Siga a Siemens no Twitter: www.twitter.com/siemensplm, www.twitter.com/siemens_cnc_us e www.twitter.com/siemens.
Nota relativa às declarações prospectivas
As declarações contidas neste comunicado de imprensa relativas às expectativas da Stratasys sobre os benefícios que obterá por meio de sua cooperação com a Siemens e os impactos desta cooperação nos clientes das soluções de impressão 3D e seus negócios e processos de negócios são declarações prospectivas, que refletem as expectativas atuais da administração e suas crenças. Estas declarações prospectivas são baseadas em informações atuais que, por sua natureza, estão sujeitas a mudanças rápidas e até abruptas. Devido aos riscos e incertezas associados ao negócio da Stratasys, os resultados reais podem diferir de modo significativo daqueles projetados ou implícitos nessas declarações. Estes riscos e incertezas incluem, mas não estão limitados a: o risco de que os benefícios que a Stratasys espera da cooperação não se concretizem, ou sejam menores do que a Stratasys espera atualmente, devido a razões técnicas ou outras imprevistas. Outros fatores de risco são explicados mais detalhadamente na rubrica “Fatores de Risco” no último Relatório Anual do Formulário 20-F da Stratasys, arquivado na Securities and Exchange Commission (SEC), em 21 de março de 2016. A Stratasys não tem qualquer obrigação e expressamente renuncia a qualquer obrigação de atualizar ou alterar suas declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma, exceto quando exigido pelas regras e regulamentos da SEC.
Sobre a Stratasys
A Stratasys (NASDAQ:SSYS) por mais de 25 anos, tem sido uma das forças motrizes de inovação e líder mundial no desenvolvimento de tecnologias de impressão 3D e manufatura aditiva – moldando a forma como as coisas são feitas. Com sedes em Mineápolis, no Estado de Minnesota, nos EUA, e em Rehovot, no Distrito Central de Israel, a empresa dedica-se a contribuir para que os clientes de uma extensa gama de mercados verticais possam criar novos paradigmas para a concepção e fabricação de objetos para as mais diversas finalidades. As soluções da empresa dão aos clientes uma liberdade de design incomparável e flexibilidade de produção, reduzindo de forma expressiva o tempo de colocação no mercado e os custos de desenvolvimento, por meio de melhorias significativas de design e de comunicação.
Entre as subsidiárias da Stratasys estão a MakerBot e a Solidscape. O portfólio inclui impressoras 3D para prototipagem e produção em uma ampla gama de materiais de impressão 3D; de peças on-demand por meio da Stratasys Direct Manufacturing; consultoria estratégica e serviços profissionais. Participa de comunidades, como Thingiverse e GrabCAD, que contam com mais de 2 milhões de arquivos de projetos livres.
As marcas Stratasys, Fortus 900mc, FDM e GrabCAD são registradas pela Stratasys Ltd. e de suas subsidiárias e afiliadas. A marca ULTEM é registrada pela SABIC, suas afiliadas e subsidiárias. Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos donos.
A Stratasys tem mais de 2.700 funcionários e 800 patentes de manufatura aditiva, entre concedidas e pendentes. Sua atuação no mercado já foi reconhecida por mais de 30 prêmios por suas tecnologias inovadoras e liderança. Visite-nos on-line em: http://www.stratasys.com/br ou http://blog.stratasys.com/pt-br/ e nos siga no LinkedIn. Stratasys, suas subsidiárias e afiliadas são marcas registradas da Stratasys Ltd.
Sobre a Siemens
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma potência tecnológica global que tem se destacado por excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há mais de 165 anos. A empresa atua em mais de 200 países, com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização. Um dos maiores produtores mundiais de tecnologias eficientes em termos energéticos e de economia de recursos, a Siemens é um fornecedor líder de soluções eficientes de geração e transmissão de energia, bem como pioneira em soluções de infraestrutura, automação, drives e softwares para a indústria. A empresa também é uma fornecedora líder de equipamentos de imagem médica – como tomografia computadorizada e sistemas de imagem por ressonância magnética, em equipamentos de diagnósticos laboratoriais, bem como de TI clínica. No exercício financeiro de 2016, que terminou em 30 de setembro de 2016, a Siemens gerou receita de € 79,6 bilhões e lucro líquido de € 5,6 bilhões. No final de setembro de 2016, a empresa tinha cerca de 351.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na Internet em www.siemens.com.
As marcas Siemens e Sinumerik são registradas pela Siemens AG. A marca NX é registrada pela Siemens Product Lifecycle Management Software Inc. e suas subsidiárias nos EUA e em outros países.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
GPCOM Comunicação Corporativa
Clezia Martins Gomes – clezia@gpcom.com.br
Giovanna Picillo
Tel.: (11) 3129-5158 / www.gpcom.com.br